Notícias
Dez escolas municipais são premiadas na 4ª edição do Território Educativos
Iniciativa reconhece e valoriza projetos que favoreçam o vínculo da escola com seu território, em conexão com a cultura e a cidade
Publicado em: 01/10/2019 15h02 | Atualizado em: 30/11/2020Na última sexta-feira, 20 de setembro, foram divulgados os 10 projetos da Rede Municipal de Ensino selecionados pelo Instituto Tomie Ohtake para a 4ª edição do Prêmio Territórios Educativos.
A ação do Instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo visa reconhecer, estimular e aprofundar experiências pedagógicas e ações escolares, por meio de projetos que favoreçam o vínculo da escola com seu Território, em conexão com a Cultura e a Cidade.
Ao todo, foram 119 projetos enviados por Escolas da Rede Municipal de Ensino de diferentes regiões da capital relatando suas experiências de aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Bilíngue e Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, todas ligadas aos territórios da cidade.
Confira os projetos selecionados:
EMEF Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira – DRE Campo Limpo
Projeto: Agro Floresta Urbana: Um laboratório a céu aberto integrado ao Currículo da Cidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O projeto atua na transformação e revitalização de áreas improdutivas próximas à escola através de mutirões, cortejos poéticos e manifestações artísticas pelo bairro. Foram realizadas atividades de cultivo, oficinas de jardinagem e horta, chuva de sementes, composteira e minhocário na área próxima ao córrego Olarias, local de acúmulo de lixo, entulho e mato. A manutenção da Agro Floresta faz parte das atividades escolares de todas as turmas, que participam do cultivo, preparo do solo, observação e seleção de material orgânico. Contam com a assessoria de um engenheiro florestal e uma engenheira agrônoma e com as profissionais da cozinha, que auxiliam diariamente na seleção de material orgânico.
CEU EMEF Paulo Gonçalo dos Santos – DRE Santo Amaro
Projeto: Cidade CEU – informação, conhecimento e moradia
A ideia central deste projeto é o entendimento do direito à cidade a partir da construção de uma cartografia social com alunos e alunas do 8º ano, aproximando-os do saber geográfico e integrando o saber escolar ao movimento real do território. O prédio do CEU Paulo Gonçalo dos Santos convida à observação de um amplo espaço da periferia da cidade de São Paulo, geografia complexa que exige de seus professores e de seus alunos uma atitude de investigação do território. Os conceitos presentes nos livros didáticos, como força de trabalho, capitalista, atividade industrial, tecnologia e política habitacional, levaram à questão urbana e aos problemas de moradia que cercam a escola. Foram realizadas análises sobre o saneamento básico, formas de construção das casas, histórias dos moradores e infraestrutura urbana, com depoimentos de migrantes e estudos sobre acessibilidade, conhecendo o real movimento da espacialidade urbana.
EMEF Neuza Avelino da Silva Melo – DRE São Miguel
Coletivo Estudantil Neuza Avelino: Reescrevendo as histórias de nossa comunidade pela ótica de Mulheres extraordinárias
O Coletivo Estudantil Neuza Avelino (CENA) nasceu do desejo espontâneo de buscar representatividade em nome de uma escola pública democrática. Neuza Avelino da Silva Melo (1942-2010), patrona da escola e nome escolhido para o coletivo, foi uma corajosa militante nordestina que construiu sua vida em São Paulo, mais precisamente no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, e foi presidenta da Associação Comunitária das Mulheres do Movimento Sem Terra, lutando por direitos e justiça social. O bairro de Ermelino Matarazzo, situado na Zona Leste de São Paulo, historicamente possui um forte movimento pela moradia, do qual muitas mulheres estiveram à frente, mas suas histórias não foram contadas. O coletivo está se apropriando da história do bairro e pretende registrá-la pela ótica das mulheres, recontando suas vivências e trajetórias.
CIEJA Vila Prudente / Sapopemba – DRE São Mateus
Em busca de afro-referências nos territórios da cidade de São Paulo
O projeto debate a contribuição das culturas afro-brasileiras e africanas na configuração do Brasil a partir de territórios produzidos e marcados pela presença negra na cidade. O objetivo é demonstrar que a presença negra neste território extrapola o marco trágico da escravização, reconhecendo os povos africanos como sujeitos ativos e criativos para a formação das cidades e do país. Sem traçar uma linha do tempo de conjunturas de um passado remoto, as “Expedições CIEJA”, que aconteceram dez vezes, percorreram instituições e territórios na busca de “afro-referências”. Para melhor compreender os territórios visitados, no espaço da escola foram realizados debates, palestras e problematização de obras cinematográficas e textos.
EMEF Desembargador Amorim Lima – DRE Butantã
O território e a construção de novas narrativas
O projeto visa à implantação de uma proposta político-pedagógica que forme pessoas na sua integralidade, nas dimensões afetiva, ética, física e intelectual, por meio da integração da escola com o território. Essa articulação escola-território é criada a partir de vivências pedagógico-educativas: pedagógicas, pois muitas vezes estão ligadas estritamente à escolarização, e educativas, pois acontecem em outros espaços de aprendizagem. A escola conecta-se com diferentes equipamentos culturais e de seu entorno para a realização de um projeto voltado para a articulação de saberes e fazeres do território, tendo na pluralidade dessas experiências a premissa essencial à integralidade da educação de crianças e jovens brasileiros.
EMEBS Helen Keller – DRE Ipiranga
Passeios Culturais – Acesso e inclusão
O projeto Passeios Culturais nasceu com o propósito de formação de público surdo, divulgando atividades culturais com acessibilidade em Libras para a comunidade surda mediante a oferta de convites para espetáculos inscritos em programas de fomento e incentivo à cultura e comprometidos com a lei da inclusão. A divulgação das gratuidades, ao considerar fatores como acompanhamento, contextualização dos temas, deslocamentos e localização geográfica, além de conscientização das famílias sobre o direito à gratuidade para deficientes e acompanhantes, deu origem a uma agenda de passeios aos finais de semana, levando em conta o número de ingressos disponíveis, a relevância do tema, a faixa etária indicada, a facilidade de locomoção por meio de transporte público e a disponibilidade de educadores em guiar os trajetos. Para vencer a barreira da língua e propiciar entendimento entre surdos e ouvintes – alunos, professores e familiares –, foi criado o grupo de WhatsApp “HK Cultural”, contemplando a comunicação em língua portuguesa escrita e língua de sinais por meio de vídeos.
CIEJA Clóvis Caetano – DRE Ipiranga
Projeto Curricular Integrado Planeta Sustentável
O projeto foi desenvolvido a partir da intenção de problematizar, junto com a comunidade educativa, dois ODS da Agenda 2030 da ONU escolhidos pelos educandos mediante eleição: “Fome Zero e Agricultura Sustentável” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. A escolha veio ao encontro de questões da comunidade escolar e do entorno percebidas pelos estudantes, como situações de carestia vivenciadas por alguns e um problema específico de descarte de entulho, objetos e lixo orgânico. Foram realizadas experiências pedagógicas de desenvolvimento integral articulando as áreas do conhecimento, incursões pelo território no qual a escola se insere, construção de hortas e composteira em espaço escolar externo e partilhado com a comunidade local, saídas pela cidade e intervenção no espaço de descarte de lixo, possibilitando a percepção dos problemas apontados em escala pessoal, local e global.
CEI Vereador João Toniolo – DRE Freguesia / Brasilândia
Saídas Culturais – Ultrapassando os muros do CEI
O projeto Saídas Culturais realiza visitas das crianças a espaços culturais e sociais fora do CEI e que estão diretamente relacionados às atividades desenvolvidas durante o ano. Possibilita, também, a vivência na escola de experiências sociais e culturais vindas de fora. Esses espaços e atividades são utilizados com o propósito de interação com a comunidade local, suas expressões culturais, hábitos e costumes. Durante o ano letivo, as crianças participaram de atividades culturais apresentadas nas bibliotecas do entorno, visitaram parques, feiras livres, praças e a EMEI vizinha, além de vivenciarem dentro do CEI a presença de teatros, circo, apresentação dos cães da GCM, entre outras experiências.
EMEI Professor José La Torre – DRE Capela do Socorro
Territórios brincantes: revelando as múltiplas formas de ser criança no extremo sul – vivências com a infância guarani
Ao constatar que a articulação com o território e as práticas pedagógicas voltadas à educação para as relações étnico-raciais eram pontos sensíveis do Projeto Político Pedagógico, e considerando a brincadeira como linguagem especial da infância, foi realizado um trabalho de pesquisa acerca das diferentes maneiras de ser criança e experimentar a infância no local da escola. Tal pesquisa revelou a proximidade geográfica com a aldeia indígena Tenondé Porã e a potência de aproximar as crianças do modo de vida guarani, ampliando seus repertórios e possibilitando a ruptura com imagens estereotipadas e estigmatizadas dos povos indígenas. A parceria com o CECI (Centro de Educação e Cultura e Indígena) foi fundamental para o desenvolvimento desta proposta, possibilitando momentos de troca de saberes e experiências entre crianças e educadores indígenas e não indígenas. No âmbito do intercâmbio de brincadeiras, as crianças puderam, ainda, participar de atividades como culinária, plantio, artesanato, pintura corporal e exploração do território.
EMEF Padre José Pegoraro – DRE Capela do Socorro
Um país chamado Grajaú: cartografia afetiva do bairro, sua história, personagens, movimentos, coletivos e organizações sociais
O projeto alia a produção de um mapa interativo e digital, através do conceito de cartografia afetiva, com a história do bairro do Grajaú, especialmente no que diz respeito à atuação de movimentos político-culturais, organizações sociais, lideranças de bairro e a defesa do meio ambiente. A ideia central é a ressignificação da relação dos estudantes com o bairro, ajudando-os a entender este território como um espaço rico de histórias e personagens, em diferentes áreas de atuação, que ajudam a fazer do Grajaú um território educador. As atividades desenvolvidas são a pesquisa sobre o território, escolha de pessoas e lugares para serem melhor estudados, criação de pauta para entrevista e visita aos lugares escolhidos, entrevistas e visitas a estes lugares e produção de relatórios que, futuramente, irão subsidiar a produção do mapa afetivo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
Prefeitura de SP antecipa convocações de mais de 7 mil professores para a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 19/01/2024 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância
Publicado em: 19/01/2024 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura entrega Bebetecas nos CEUs Pinheirinho D’Água e Taipas durante Prefeitura Presente
Publicado em: 19/01/2024 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil Dionísia Gonçalves Pinto, na região de Pirituba
Publicado em: 18/01/2024 7h15 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeito Ricardo Nunes autoriza convocações de mais de 7 mil professores para a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 18/01/2024 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação