Notícias

Desafios do Ensino Superior nos Territórios CEUs da cidade de São Paulo

Debate entre alunos, representantes das universidades e da CAPES sobre questões ligadas ao EAD e ao Ensino Superior

Publicado em: 20/07/2016 14h18 | Atualizado em: 04/05/2021

desafios_do_ensino_superior_nos_territorios_ceus_da_cidade_de_sao_paulo_740_x_430.jpg

Na quinta, 30 de junho, aconteceu no CEU Campo Limpo o primeiro encontro com alunos da UniCEU para o debate “Desafios do Ensino Superior nos Territórios CEUs da cidade de São Paulo”. O evento contou com a presença de Alexandre Cordeiro, Diretor Regional de Educação do Campo Limpo e do Prof. Dr. Edson Inforsato, Coordenador Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unesp.

As Coordenadoras dos Polos da Rede UniCEU, Mariliza Leoni, da UniCEU Aricanduva e Adriana de Cássia, da UniCEU Butantã, fizeram uma contextualização histórica e um breve relato da implementação dos polos na cidade de São Paulo, com dados específicos levantados por estudos e falaram da situação do acesso ao Ensino Superior, principalmente dos jovens, na capital paulista.

Também foi discutida a importância do Ensino a Distância (EAD) e os desafios a serem enfrentados para fazer com que a sociedade se aproprie dessa metodologia de ensino.

O Coordenador e Professor Dr. Luiz Carlos Lira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), relatou sobre a implementação dos Polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil), falou sobre a questão das cidades onde não poderiam ser implantadas Universidades Federais devido ao número de habitantes e a respeito da importância de promover o acesso ao Ensino Superior.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
Ilustração em estilo vetorial sobre fundo azul-escuro com o título

Prêmio Heitor Villa-Lobos abre inscrições para a 8ª edição 

Publicado em: 06/08/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.684