Notícias
Décima terceira edição da Revista Magistério aborda tema Infâncias Conectadas
Material traz vivências dos diversos contextos que traduzem as potências das experiências infantis
Publicado em: 24/05/2021 11h09 | Atualizado em: 24/05/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (COPED), lança a Revista Magistério Nº 13 “Infâncias Conectadas II”, disponível na versão digital no Portal da SME. Esta é a segunda edição dedicada ao assunto com 76 páginas que apresentam vivências dos diversos contextos de aprendizagens que traduzem as potências das experiências infantis, nas quais a criança é o sujeito, no centro do Currículo.
O periódico, que é voltado para todas (os) as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino, tem como intuito que o material possa ser objeto de estudo e promover reflexão nos momentos de formação. A publicação traz uma entrevista, artigos e relatos das práticas educativas das redes paulistana e catalã.
Entre os assuntos abordados na revista estão “A escuta da criança: a Importância da afetividade com bebês e crianças pequenas”; “Escola 0 – 3: uma mudança (im) possível”; “Cemei Irapará: um caminho para a integralidade do Currículo e das relações na Educação Infantil”; até “O PEA como aliado da construção coletiva e autoral do Currículo Vivo: relato de prática da ressignificação do PEA da EMEI Clycie Mendes Carneiro (Dre Bt)” e “O papel da supervisão escolar na pandemia”.
Além dos textos, há destaque para a entrevista “Infâncias Conectadas Cidades Educadoras” com as irmãs Ángeles e Isabel Abelleira, professoras de Educação Infantil, desde 2010, na escola pública galega. Elas já receberam vários prêmios por inovação educacional. No Brasil, publicaram “Os fios da infância” e “O pulsar do cotidiano duma escola da infância”, ambos pela editora Phorte.
Leia aqui a Revista Magistério Nº13 “Infâncias Conectadas II”.
Como surgiu a ideia de fazer a Revista Magistério intitulada “Infâncias Conectadas”
A Revista Magistério “Infâncias Conectadas” é fruto do diálogo entre o diretor da Divisão de Educação Infantil, Cristiano Rogério Alcântara, e a professora da Universidade autônoma de Barcelona, Tona Castell. Em janeiro de 2020, eles conversaram para compor uma revista cujos artigos sobre práticas inspiradoras da rede paulistana e também da catalã haviam sido publicados na revista espanhola “Infâncias-Rosa Sensat”, da qual Castell é diretora.
A Primeira Edição
Na 1ª edição da Infâncias Conectadas, impressa e entregue nas escolas em dezembro de 2020, foram apresentados artigos que retrataram experiências bastante significativas dos cotidianos de diferentes Unidades Educacionais, tanto na Cidade de São Paulo quanto em Barcelona (Espanha), com o objetivo de continuar a oferecer recursos para importantes reflexões e encaminhamentos das práticas educativas que são realizadas e construídas com e para os bebês e crianças da Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Relacionadas

São Paulo Integral promove a qualidade social da educação na RME
Publicado em: 28/03/2016 5h19 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Circuito Spcine de Cinema leva programação gratuita a 15 CEUs
Publicado em: 28/03/2016 5h18 - em CEU e COCEU

Vânia Bastos se apresenta no CEU Cidade Dutra
Publicado em: 28/03/2016 3h58 - em CEU e COCEU

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs
Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo