Notícias
DAE inova ao levar equipes ao Museu Afro Brasil
Visita surpreende educadores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo
Publicado em: 04/07/2016 13h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Em 24 de Março equipes do DAE – Divisão de Alimentação Escolar – e da SME estiveram no Museu Afro Brasil. A atividade compõe parte das etapas de preparação para uma viagem à África que os educadores e merendeiras do CEI Missionária Dorothy Stang, CEI Penha Bom Jesus, CEU EMEF Alto Alegre e EMEI Recanto Campo Belo vencedores do prêmio “Educação Além do Prato” realizarão muito em breve.
Os visitantes foram recebidos por Neide Almeida, responsável pela área educativa do museu, e a experiência foi inovadora, pois tiveram contato com a cultura e saberes de um povo que constitui a matriz da cultura brasileira. A visita foi uma oportunidade para se quebrar alguns tabus e ressignificar as percepções que brasileiros tem sobre a África.
“O Museu Afro Brasil é, portanto, um museu histórico que fala das origens, mas atento a identificar na ancestralidade a dinâmica de uma cultura que se renova mesmo na exclusão”, explica Emanoel Araujo – Diretor curador.
Os visitantes puderam discutir sobre a religião e a cultura africana, o papel de destaque da mulher nas histórias contadas pelo povo além do Atlântico, assim como a influência africana sobre os costumes e alimentação brasileira.
O Nordeste é sem dúvida o local onde o povo africano deixou sua marca mais profunda na culinária, é lá que encontramos pratos como o vatapá, bobó, várias receitas com leite de coco, pimenta e azeite de dendê, assim como o famoso acarajé que foi considerado patrimônio cultural do Brasil, além da feijoada, um prato muito famoso brasileiro herdado dos escravos africanos que por aqui passaram.
A visita à África é considerada uma grande missão, pois tem como objetivo selar a parceria do Brasil com os países desse continente. No ano passado, delegações do Benim e Togo estiveram no Brasil com o objetivo de conhecer o projeto político de proteção social brasileiro, principalmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O Brasil é uma referência mundial na área de Alimentação Escolar, sendo um dos poucos a buscar uma aproximação entre a agricultura familiar e o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), assim a cooperação entre Brasil e África também servirá para compartilhar experiências e técnicas que contribuirão para o avanço do tema de segurança alimentar, e tornar possível o crescimento sustentável da produção local e a promoção da inclusão social.
As vencedoras do prêmio participarão do Encontro Regional da África do Oeste sobre Segurança Alimentar e Alimentação Escolar “Eles, os educadores e merendeira, serão as embaixadoras do Brasil nesse encontro, apresentarão as suas perspectivas como trabalhadoras da alimentação escolar e irão compartilhar com todos os presentes a experiência de mobilização e construção das ações que as tornaram vencedoras do prêmio Educação Além do Prato”, segundo Laura Rahal, nutricionista do setor de Desenvolvimento e Comunicação do DAE (Departamento de Alimentação Escolar).
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação