Notícias

Cursos de Especialização em Educação Especial

Coordenadores Pedagógicos podem efetuar inscrição para pós em Altas Habilidades/Superdotação e Deficiência Auditiva/Surdez

Publicado em: 01/03/2016 18h22 | Atualizado em: 30/11/2020

especializacao_ed_especial_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) comunica a realização de dois cursos de especialização em Educação Especial, em nível de pós-graduação – modalidade semipresencial, a serem ministrados pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP. 

Os cursos são:

1) Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação

Objetivo: Oferecer aos educadores referencial teórico específico, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para atuarem no Atendimento Educacional Especializado – AEE oferecido aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com deficiência, TGD e aqueles que possuem Altas Habilidades/Superdotação.

Público Alvo: Coordenadores Pedagógicos Efetivos, que estejam atuando em CEI, EMEI, EMEF e EMEBS; Prof. Regente de SAAI.

2) Especialização em Educação Especial com ênfase na Deficiência Auditiva/Surdez

Objetivo: Oferecer aos educadores referencial teórico específico, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para atuarem na Educação Bilíngue para Surdos e no Atendimento Educacional Especializado – AEE oferecido aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com deficiência, TGD e aqueles que possuem Altas Habilidades/Superdotação.

Público Alvo: Coordenadores Pedagógicos efetivos, que estejam atuando em CEI, EMEI, EMEF e EMEBS.

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente nos CEFAIs (Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão) entre até 4 de março para preenchimento de ficha de inscrição publicada no Diário Oficial, e munidos de Cópia reprográfica do último holerite, cópia reprográfica do RG ou CNH, cópia reprográfica do CPF, atestado que comprove encontrar-se em pleno exercício das funções de regência de classe, emitido pelo diretor da unidade de lotação/exercício e Currículo.

Para mais informações sobre público-alvo, condições para participar do curso, critérios para seleção/inscrição e outras informações, acesse os comunicados na íntegra:

COMUNICADO Nº 66 e Nº 67, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016 

COMUNICADOS Nº 162 e 163 , DE 29 DE FEVEREIRO DE 2016 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643