Notícias

Curso para Educadores sobre Observação de Aves

Formação acontecerá na sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera

Publicado em: 29/08/2018 17h03 | Atualizado em: 30/11/2020

Observadores_Aves_Guarapiranga_edit_740_x_430.jpg
Foto: Marcos Kawall
Fonte: Secretaria do Verde e Meio Ambiente


O curso “Observar Aves: um aprendizado para a Conservação da Biodiversidade” já está com inscrições abertas. Organizado pela Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), ele acontece nos dias 15 e 22 de setembro, das 7h às 12h, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da SVMA.

O curso é validado (SVMA nº 307/2018), sendo destinado a educadores ambientais e técnicos que desenvolvam atividades em áreas verdes do município e também professores da rede municipal de ensino, que possuam nível universitário. Há 100 vagas e haverá seleção após as inscrições, de acordo com o público focalizado. É importante que o servidor escreva corretamente e por completo seu nome e número de RF (com sete dígitos) e confira na lista indicada em SERVIÇO se seu cargo está contemplado para a referida validação.

Ao propor o conhecimento da conservação da fauna silvestre e sua conservação, o curso promove capacitação desses profissionais a partir da vivência e percepção do ambiente natural e urbano em que se insere a cidade de São Paulo. O conhecimento passa a ser relevante também para as gerações futuras, pois a observação de aves é um importante instrumento de conscientização ambiental, visando à conservação da biodiversidade.

Ciência cidadã

A atividade explora também o conceito de Ciência Cidadã, pois traz consigo dois importantes parâmetros: divulgar a proteção da natureza através da observação das aves e praticar o princípio do exercício da cidadania, com a participação de todos os segmentos da sociedade na produção do conhecimento da Ciência. São instrutores biólogos, técnicos e estagiários da Divisão de Fauna Silvestre da SVMA, que contribuem na condução de políticas públicas para a formação de professores, educadores ambientais e técnicos multiplicadores.

Dentre os objetivos do curso, destacamos o subsídio de ações educativas e ambientais no município para a conservação da Biodiversidade; difusão do conhecimento dos professores e educadores sobre avifauna; formação de técnicos multiplicadores que atuem em planejamento, manejo e gestão de áreas verdes da cidade, que sejam estimulados a aplicar esta ferramenta de Observação de Aves em ações de educativas entre usuários e munícipes dentro de parques e unidades de conservação; e divulgação do conceito de Ciência Cidadã.

SERVIÇO


Datas
: 15 e 22 de setembro de 2018
Horário: das 7h às 13h
Local: Av. IV Centenário, 1268 – sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera
Carga horária: 12 horas
Curso Validado: SVMA – Proposta nº 307/2018 (clique aqui para conferir quais carreiras são validadas para este curso)
Inscrições: clique AQUI
Mais Informações: cursosfauna@prefeitura.sp.gov.br


PROGRAMAÇÃO


15/09 (sábado)


Aula teórica

  • Técnicas para observação de aves; Diversidade das aves
  • Aplicação da observação de aves no aprendizado

Oficina

  • Exploração do tema aves para o Estudo de Ciências.


Dia 22/09 (sábado)


Aula prática

  • Observação de Aves pelo Parque.
  • Listagem das espécies observadas, Avaliação e Considerações finais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696