Notícias

Curso Imprensa Jovem Online – Telejornalismo

Inscrições abertas a partir das 12h do dia 9 de abril

Publicado em: 10/04/2018 11h57 | Atualizado em: 30/11/2020

Curso_Imp_Jovem_740_x_430.jpg

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação comunica a realização do curso de Ensino à Distância (EAD) Imprensa Jovem Online – Telejornalismo.

O curso tem o objetivo de aprimorar a linguagem e a qualidade técnica da produção audiovisual das agências de notícias da Imprensa Jovem na Rede Municipal de Ensino.

Serão explorados os seguintes temas no decorrer do curso: leitura crítica do telejornalismo brasileiro, pauta e texto para revisão, produção audiovisual: captação de imagem e áudio, pós-produção (decupagem, edição de matérias e montagem de um telejornal).

O curso Imprensa Jovem Online – Telejornalismo prevê como atividade de conclusão do curso a produção de um minidocumentário por escola que apresente o “olhar e a preocupação do estudante sobre sua cidade, bairro, comunidade”.

Segundo Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação, a proposta é “criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre professor e estudante por meio do uso das mídias, tornando-os autores”.

Podem participar Coordenadores de Ação Cultural/Educacional, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, com prioridade para professores que desenvolvem ou pretendem desenvolver o projeto Imprensa Jovem nas unidades educacionais ou projetos relacionados a coletivos de estudantes (aluno monitor, AEL, Grêmio Escolar, entre outros).

A carga horária do curso é composta por 32 horas de atividades, sendo 4 horas presenciais e 28 horas de atividades não presenciais (à distância).

O encontro presencial acontece no dia 20 de abril, no auditório da SME (Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino). Caso não possa participar, realize a inscrição. Entraremos em contato por email.

Inscrições encerradas. Caso deseje se inscrever em lista de suplentes, encaminhe e-mail para nucleoeducomunicacao@gmail.com. Informamos que terão prioridade professores que desenvolvem projetos de Educomunicação. 

Veja a íntegra da publicação do comunicado no Diário Oficial da Cidade.

Sobre o Imprensa Jovem – O Imprensa Jovem nasceu nas escolas por vontade e desejo dos estudantes na realização de rádios escolares. Em 2005, preocupados em trazer assuntos da comunidade para a programação da rádio, os alunos resolveram realizar reportagens com moradores e incluí-las nos programas. As produções eram veiculadas para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Surge, então, o primeiro embrião de um dos mais importantes projetos de Educomunicação da Rede, o Imprensa Jovem.

As incursões pela comunidade para produzir informação incentivaram ações de cobertura jornalísticas na cidade. A participação em grandes eventos como a Bienal do Livro e a Campus Party, ao longo dos anos, passa a fazer parte do trabalho das agências de notícias Imprensa Jovem, o que colabora para a difusão da informação com o DNA do estudante. “Criamos uma estratégia educativa de formação para a produção e leitura crítica da mídia”, conta Carlos Lima.

Com mais de 200 equipes espalhadas em toda cidade e com a participação de cerca de 2,5 mil estudantes, o programa Imprensa Jovem integra diversos projetos de Educomunicação, como jornal, rádio, blog, redes sociais, TV, revista, fotografia e outros meios audiovisuais. Especializa a articulação curricular das linguagens de comunicação para favorecer as aprendizagens e apoia as políticas de Educação Integral e em Tempo Integral.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoa entrega um certificado a outra durante uma cerimônia de premiação. A imagem mostra apenas as mãos dos participantes e o momento da entrega do documento, simbolizando o reconhecimento de profissionais da educação.

Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026 

Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Em uma sala de formação, uma mulher em pé apresenta uma atividade para um grupo de participantes sentados em cadeiras organizadas em semicírculo. Ao fundo, há uma tela de projeção, um computador e uma mesa de apoio. Os participantes observam atentamente a apresentação, em um ambiente interno com cortinas claras e paredes neutras.

Programa EntreNós fortalece formação de Auxiliares Técnicos de Educação na DRE Pirituba/Jaraguá 

Publicado em: 14/07/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Recreio Nas Férias (1)
«1 2 3 1.678