Notícias

Curso Imprensa Jovem Online – Telejornalismo

Inscrições abertas a partir das 12h do dia 9 de abril

Publicado em: 10/04/2018 11h57 | Atualizado em: 30/11/2020

Curso_Imp_Jovem_740_x_430.jpg

O Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação comunica a realização do curso de Ensino à Distância (EAD) Imprensa Jovem Online – Telejornalismo.

O curso tem o objetivo de aprimorar a linguagem e a qualidade técnica da produção audiovisual das agências de notícias da Imprensa Jovem na Rede Municipal de Ensino.

Serão explorados os seguintes temas no decorrer do curso: leitura crítica do telejornalismo brasileiro, pauta e texto para revisão, produção audiovisual: captação de imagem e áudio, pós-produção (decupagem, edição de matérias e montagem de um telejornal).

O curso Imprensa Jovem Online – Telejornalismo prevê como atividade de conclusão do curso a produção de um minidocumentário por escola que apresente o “olhar e a preocupação do estudante sobre sua cidade, bairro, comunidade”.

Segundo Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação, a proposta é “criar um ambiente colaborativo de aprendizagem entre professor e estudante por meio do uso das mídias, tornando-os autores”.

Podem participar Coordenadores de Ação Cultural/Educacional, Coordenadores Pedagógicos, Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, com prioridade para professores que desenvolvem ou pretendem desenvolver o projeto Imprensa Jovem nas unidades educacionais ou projetos relacionados a coletivos de estudantes (aluno monitor, AEL, Grêmio Escolar, entre outros).

A carga horária do curso é composta por 32 horas de atividades, sendo 4 horas presenciais e 28 horas de atividades não presenciais (à distância).

O encontro presencial acontece no dia 20 de abril, no auditório da SME (Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino). Caso não possa participar, realize a inscrição. Entraremos em contato por email.

Inscrições encerradas. Caso deseje se inscrever em lista de suplentes, encaminhe e-mail para nucleoeducomunicacao@gmail.com. Informamos que terão prioridade professores que desenvolvem projetos de Educomunicação. 

Veja a íntegra da publicação do comunicado no Diário Oficial da Cidade.

Sobre o Imprensa Jovem – O Imprensa Jovem nasceu nas escolas por vontade e desejo dos estudantes na realização de rádios escolares. Em 2005, preocupados em trazer assuntos da comunidade para a programação da rádio, os alunos resolveram realizar reportagens com moradores e incluí-las nos programas. As produções eram veiculadas para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Surge, então, o primeiro embrião de um dos mais importantes projetos de Educomunicação da Rede, o Imprensa Jovem.

As incursões pela comunidade para produzir informação incentivaram ações de cobertura jornalísticas na cidade. A participação em grandes eventos como a Bienal do Livro e a Campus Party, ao longo dos anos, passa a fazer parte do trabalho das agências de notícias Imprensa Jovem, o que colabora para a difusão da informação com o DNA do estudante. “Criamos uma estratégia educativa de formação para a produção e leitura crítica da mídia”, conta Carlos Lima.

Com mais de 200 equipes espalhadas em toda cidade e com a participação de cerca de 2,5 mil estudantes, o programa Imprensa Jovem integra diversos projetos de Educomunicação, como jornal, rádio, blog, redes sociais, TV, revista, fotografia e outros meios audiovisuais. Especializa a articulação curricular das linguagens de comunicação para favorecer as aprendizagens e apoia as políticas de Educação Integral e em Tempo Integral.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299