Notícias

Curso “Implementando Rádio Escolar” inicia as formações educomunicativas na RME

Entre diversos aspectos, formação aborda produção radiofônica, sonoplastia, edição digital e criação de web rádio

Publicado em: 16/11/2017 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Capela_radio_escolar_740_x_430_2.jpg

A Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro – DRE CS iniciou, neste mês de outubro, curso para criação de rádio escolar destinado a professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

O curso apresenta técnicas para produção radiofônica e discute aspectos para criação de projetos de Educação Integral em Tempo integral com o rádio escolar por meio do uso de tecnologias digitais, discussões, debates sobre o meio de comunicação e da produção de roteiros de programas e spots.

“Os educadores se apropriam da linguagem do rádio com fins educacionais na prática”, relata o professor Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME e responsável pela formação. “Os participantes estão aprendendo sobre produção radiofônica, sonoplastia e edição digital e a criação de web rádio, os ‘podcasts’”, completa Carlos. Ainda de acordo com o Coordenador, o curso “Implementando Rádio Escolar”, assim como as outras formações, tem o propósito de promover o desenvolvimento de projetos e de atividades que utilizem meios e linguagem de comunicação nas aulas.

Já no primeiro encontro, realizado no dia 16 de outubro, os profissionais de educação aprenderam sobre o “Audacity”, um programa de edição de áudio conhecido pela sua facilidade para criação de podcasts e programas de rádio. Marcela de Pina Bergamine, Assistente Técnica Educacional da DRE Capela, afirmou que vai levar o curso para outras Unidades Educacionais e que será interessante essa interação dos estudantes com o programa de rádio. “Acredito que os estudantes irão adorar, pois é uma forma de divulgar projetos que acontecem nas escolas e outras informações de forma interativa”, conta Marcela.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211