Notícias

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Formação a distância auxilia educadores a cuidarem da voz e aprimorarem o desempenho em sala de aula

Publicado em: 18/02/2025 15h00 | Atualizado em: 18/02/2025

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com as Secretarias de Gestão e da Saúde, oferece o curso EAD “Promovendo o Bem-estar Vocal do Professor”, destinado a docentes e gestores da Rede Municipal de Ensino (RME). A iniciativa visa aprimorar o uso da voz em sala de aula e prevenir problemas decorrentes do uso inadequado.

As inscrições estão abertas até dia 21 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas por meio de formulário online. O curso será realizado de 17 de março a 16 de maio de 2025, com carga horária total de 30 horas, sendo 6 horas de aulas síncronas pelo Microsoft Teams e 24 horas assíncronas na plataforma Moodle da Escola Municipal de Saúde (EMS).

Público-alvo

A formação é voltada para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Médio, além de coordenadores pedagógicos e diretores escolares.

Como funciona o curso?

  • Aulas síncronas: três encontros ao vivo, com participação obrigatória na primeira aula e opcional nos demais.
  • Aulas assíncronas: sete módulos temáticos sobre saúde vocal, postados semanalmente na plataforma Moodle.
  • Critérios de aprovação: presença na primeira aula síncrona, realização dos questionários de cada módulo com nota mínima 7 e envio das atividades obrigatórias.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas conforme o horário escolhido para as aulas síncronas:

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, levando-se em conta as respostas obtidas no formulário de inscrição. Serão abertas mais vagas do que o número estipulado nesse documento, pois será criada uma lista de espera. Os professores que preencherem o formulário de inscrição online devem aguardar a confirmação de sua inscrição por email (no endereço registrado no formulário).  

Vagas e lista de espera

Serão abertas 500 vagas, sendo 400 participantes confirmados e 100 em lista de espera.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.642