Notícias
Curso de mindfulness é oferecido para educadores da DRE Santo Amaro
Formação trabalha habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse
Publicado em: 23/04/2018 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020
O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, está oferecendo o primeiro Programa de Promoção da Saúde baseado em Mindfulness para educadores – MBHP-educa. Participam da formação 30 professores de unidades do território da DRE Santo Amaro. O curso começou no dia 10 de março, termina no dia 12 de maio e está sendo realizado no Centro Mente Aberta – Campus Santo Amaro.
As habilidades aprendidas através do mindfulness, como habilidades socioemocionais, controle das funções executivas, regulação emocional e manejo do estresse, são considerados elementos importantes a serem trabalhados nas instituições de ensino com o intuito de reduzir a incidência dos transtornos mentais e burnout (sindrome do esgotamento profissional) em educadores, além de aprimorar as competências socioemocionais no contexto escolar.
Os programa MBHP-educa foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores Dr. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Dra Daniela Rodrigues de Oliveira e Dr. Alex Mourão Terzi e pelos instrutores José Carlos Fuscella e Valéria Polizzi do Centro Brasileiro Mente Aberta da UNIFESP. O Dr. Alex é professor do Institudo Federal Sudeste de Mians Gerais, campus São João del Rei e o Dr. Marcelo Demarzo é o coordenador do Centro Mente Aberta – UNIFESP. Além da participação dos criadores do programa, o programa MBHP-educa também conta com a partcipação da instrutora Odisséia Martins (Mente Aberta – UNIFESP) e da pesquisadora Dra Vânia D’Almeida (Departamento de Psicobiologia da UNIFESP). Esse programa é exclusivamente destinado para a promoção da saúde do educador.
Um curso de curta duração sobre Neurociências e Aprendizagem Socioemocional, cujo objetivo era refletir sobre alguns aspectos, entre muitos, que potencializam e promovem o aprendizado, foi realizado a 12 educadores durante os dias 6 a 8 de abril. O curso foi desenvolvido pela Drª Daniela Oliveira, pesquisadora convidada do departamento de Patologia da UNIFESP e pesquisadora do Centro Mente Aberta, e contou com a participação da Marianna Cecyn e de duas alunas de iniciação científica Thariny Oliveira e MariCarmen Sandri.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã