Notícias
Curso “CEU, Memórias e Ação”
Inscrições abertas a partir de 19 de abril
Publicado em: 04/04/2018 12h01 | Atualizado em: 30/11/2020
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), comunica a realização do curso “CEU, Memórias e Ação”.
O curso tem o objetivo de potencializar os espaços dos CEUs a partir da construção, resgate e organização das memórias dos equipamentos pertencentes aos CEUs, envolvendo a comunidade em prol dessas memórias numa perspectiva de maior pertencimento, uso e conservação desses espaços, contribuindo com o patrimônio sociocultural da cidade.
A proposta metodológica deste curso será direcionada pelas seguintes atividades:
Narrativas biográficas em formato de história de vida, tendo os usuários dos CEUs como protagonistas e autores desses registros;
Busca, organização e catalogação de objetos biográficos relacionados a indivíduos, famílias e ao próprio lugar, facilitando assim a reconstrução da trajetória do CEU;
Pesquisa etnográfica nos territórios para promover o conhecimento da comunidade do entorno e suas histórias;
Workshops de fotografia e vídeo nas diretorias regionais, assim como de levantamento etnográfico;
Vivências culturais nos espaços de memórias da cidade, como visitas a museus, bibliotecas, espaços de culturas, entre outros.
Podem participar Diretores das unidades educacionais dos CEUs, Diretores das DICEUS, Gestores dos CEUs, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio que atuam nas DREs e/ou CEUs, Coordenadores de Esporte e Lazer, Coordenadores Pedagógicos das unidades educacionais dos CEUs, Coordenadores de Ação Cultural, Coordenadores de Ação Educacional, Coordenadores de Polo da UNICEU, Coordenadores de Projetos Culturais, Coordenadores de Projetos do Núcleo de Esportes, Lazer e Recreação, Coordenadores de Projetos Educacionais, Supervisores que atuam nos CEUs, Analista de Informação, Cultura e Desporto – Educação Física, Analistas de Informação, Cultura e Desporto – Biblioteca, Assistentes de Gestão de Políticas Públicas e Auxiliares Técnicos de Educação.
O curso tem duração de 36 horas presenciais, dividido em nove encontros:
- 26 de abril
- 24 de maio
- 28 de junho
- 26 de julho
- 29 de agosto
- 27 de setembro
- 25 de outubro
- 22 de novembro
- 05 de dezembro
Será realizado na Uninove do Campus Vergueiro (Rua Vergueiro, 235/249, no bairro da Liberdade), das 13h às 17h.
As inscrições podem ser feitas de 19 a 24 de abril, a partir da meia-noite do dia 19, neste link, encerrando à meia-noite do dia 24.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Secretaria Municipal de Educação
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Educomunicação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade
Relacionadas
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Publicado em: 14/05/2026 12h48 - em Educomunicação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação