Notícias

Criando e brincando com arte no CEMEI Parque do Lago

Alunos estudaram a vida do artista Juan Miró e realizaram releituras de suas obras

Publicado em: 28/12/2015 12h30 | Atualizado em: 30/11/2020

criando_brincando_740_x_430.jpg

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Parque do Lago, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Campo Limpo, desenvolveu para o Projeto Especial de Ação (PEA) de 2015 o projeto ‘’Criando e brincando com arte na escola’’, no qual os alunos tem a oportunidade de se expressar artisticamente.

Amanda Coelho Torres, Coordenadora Pedagógica da unidade, contou um pouco mais sobre a ação. ‘’Acreditamos que a sala de aula é espaço de criação e prova disso é o trabalho realizado pela professora Mariana Ribeiro e sua turma. Eles estão conhecendo Juan Miró desde o inicio do semestre e já estudaram sua vida, apreciaram suas obras e visitaram a exposição do artista no instituto Tomie Otake. As crianças deram um show de criatividade e habilidade manual nesse projeto’’, disse a Coordenadora Pedagógica.

Os alunos ainda fizeram releituras das obras de Miró utilizando lacres de embalagens de pão. “Essa sequência de atividades coloca a criança para pensar sobre arte e, principalmente, se reconhecer como artista”, completa Amanda.

PEA – Os Projetos Especiais de Ação – PEAs são instrumentos de trabalho elaborados pelas Unidades Educacionais. Eles expressam as prioridades estabelecidas no Projeto Pedagógico voltadas essencialmente às necessidades dos educandos e definem as ações a serem desencadeadas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647