Notícias

Crianças praticam yoga em projeto da EMEI Gabriel Prestes

Educadores trabalham posturas e exercícios respiratórios, contam histórias e ensinam músicas sobre os valores da prática

Publicado em: 07/10/2016 15h58 | Atualizado em: 30/11/2020
criancas_praticam_yoga_em_projeto_da_EMEI_gabriel_prestes_740_x_430.jpg

Desde 2015, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes têm aprendido e trabalhado os princípios do yoga. O projeto, conduzido pela professora Keila Martins, pretende que as crianças se tornem pessoas mais saudáveis, tanto corporal quanto mentalmente, através das experiências com a prática do esporte terapia.

O yoga, segundo os educadores da EMEI, traz alegria, tranquilidade, melhora a autoestima e a interação. Trabalhando as posturas, contando histórias, cantando músicas e realizando práticas respiratórias, o objetivo da ação educativa é – de acordo com a professora Edna Conceição Monteiro – aumentar a concentração, a imaginação e a memória dos alunos. Promover a empatia, o cuidado com o corpo e com o outro também são fundamentos importantes para consolidação do projeto.

As crianças praticam as chamadas asanas, posturas corporais executadas no yoga, além de exercícios de respiração. Assim, desenvolvem a consciência corporal e aumentam flexibilidade e agilidade corporal. Os educadores, ainda, narram histórias e ensinam canções aos alunos, as quais remetem a valores e princípios morais e éticos da prática.

Atualmente, duas turmas da EMEI Gabriel Prestes participam do projeto, uma de cada turno. As atividades de prática das asanas acontecem todas as quintas-feiras na Chácara Lane, museu situado ao lado da escola, em dois horários: às 12 e às 14 horas. A professora reforça que a proposta é pensada para as crianças, mas outras pessoas da comunidade também podem participar. O projeto pretende continuar sendo desenvolvido até o final do ano letivo de 2016.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade de yoga.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.672