Notícias

Crianças praticam yoga em projeto da EMEI Gabriel Prestes

Educadores trabalham posturas e exercícios respiratórios, contam histórias e ensinam músicas sobre os valores da prática

Publicado em: 07/10/2016 15h58 | Atualizado em: 30/11/2020
criancas_praticam_yoga_em_projeto_da_EMEI_gabriel_prestes_740_x_430.jpg

Desde 2015, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes têm aprendido e trabalhado os princípios do yoga. O projeto, conduzido pela professora Keila Martins, pretende que as crianças se tornem pessoas mais saudáveis, tanto corporal quanto mentalmente, através das experiências com a prática do esporte terapia.

O yoga, segundo os educadores da EMEI, traz alegria, tranquilidade, melhora a autoestima e a interação. Trabalhando as posturas, contando histórias, cantando músicas e realizando práticas respiratórias, o objetivo da ação educativa é – de acordo com a professora Edna Conceição Monteiro – aumentar a concentração, a imaginação e a memória dos alunos. Promover a empatia, o cuidado com o corpo e com o outro também são fundamentos importantes para consolidação do projeto.

As crianças praticam as chamadas asanas, posturas corporais executadas no yoga, além de exercícios de respiração. Assim, desenvolvem a consciência corporal e aumentam flexibilidade e agilidade corporal. Os educadores, ainda, narram histórias e ensinam canções aos alunos, as quais remetem a valores e princípios morais e éticos da prática.

Atualmente, duas turmas da EMEI Gabriel Prestes participam do projeto, uma de cada turno. As atividades de prática das asanas acontecem todas as quintas-feiras na Chácara Lane, museu situado ao lado da escola, em dois horários: às 12 e às 14 horas. A professora reforça que a proposta é pensada para as crianças, mas outras pessoas da comunidade também podem participar. O projeto pretende continuar sendo desenvolvido até o final do ano letivo de 2016.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade de yoga.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Inscrições abertas para Curso de Língua Portuguesa para migrantes

Publicado em: 17/08/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.263