Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um grupo de pessoas no palco posando para a foto.

DRE São Miguel realiza mostra cultural sobre alimentação e desenvolvimento infantil

Publicado em: 03/04/2023 3h29 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem com figura de várias crianças segurando faixas com dizeres sobre a conscientização sobre o Autismo.

Vídeos desmistificam o Transtorno do Espectro Autista no canal pedagógico da SME

Publicado em: 03/04/2023 2h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Letreiro com uma estrela escrito
Montagem com fundo verde escuro e três fotografias. Na primeira, há pessoas caminhando em uma trilha, em volta deles tem várias árvores. A do meio tem uma placa de madeira com o texto

Visita no quilombo mais antigo de SP inspira ações antirracistas na Rede Municipal

Publicado em: 31/03/2023 1h58 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra Quadra poliesportiva Coberta em uma unidade escolar

Prefeitura de SP entrega mais quatro coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal

Publicado em: 29/03/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

1 163 164 165 166 167 1.493