Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quadrante com ilustração colorida abstrata com o texto Educador Pesquisador - em detalhe o desenho de um notebook e dois livros
foto de estudantes do MOVA visitando a Pinacoteca

Rolê Cultural: estudantes do MOVA participam de visitas guiadas no centro histórico

Publicado em: 01/09/2023 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada CEU Azul da Cor do Mar

CEU Azul da Cor do Mar oferece cursos de qualificação

Publicado em: 31/08/2023 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Três pessoas estão dançando no centro do palco.

CEU Casa Blanca realiza a 9ª edição do Festival de Dança

Publicado em: 31/08/2023 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas pessoas cegas com guias são acompanhadas por outras duas pessoas em uma quadra de futebol

Rede Municipal está com 1,9 mil vagas de estágio abertas para estudantes do ensino superior

Publicado em: 30/08/2023 3h41 - em Secretaria Municipal de Educação

1 114 115 116 117 118 1.490