Notícias

Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar

Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades

Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020

brincarnoCEI_740X430.jpg

Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.

Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.

No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.

A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.

No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.

Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.

A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.

De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de uma criança num balanço de pneu e o logotipo da nona Jornada Pedagógica

IX Jornada Pedagógica aborda educação antirracista em diferentes territórios

Publicado em: 17/10/2023 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentadas em roda sobre um tapete de E.V.A. com peças coloridas do kit de robótica.

Começa nesta quarta (18) o 10º Seminário e Mostra de Tecnologias da Rede Municipal 

Publicado em: 16/10/2023 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor está escrevendo em quadro branco.

Professor da EMEF Professora Wanny Salgado Rocha inspirou alunos com legado de 41 anos em sala de aula

Publicado em: 16/10/2023 5h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma estudante Jovem, sentada e sobre a mesa, a descrição Isabela Vitória, Prefeita Mirim da cidade de São Paulo
Três pessoas estão dançando no centro do palco.

Processo seletivo para programa de formação em dança

Publicado em: 13/10/2023 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 98 99 100 101 102 1.489