Notícias
Crianças do CEI Joaquim Thomé Filho constroem novas formas e espaços de brincar
Ação gerou maior interação entre as crianças e ausência de conflitos durante as atividades
Publicado em: 03/05/2019 18h07 | Atualizado em: 30/11/2020Crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã / Tremembé, constroem juntas novas formas e espaços de brincar. O início desta ação aconteceu em fevereiro de 2019 por conta dos conflitos existentes entre as crianças nas disputas pelos brinquedos e espaços para brincar.
Cerca de 24 crianças, entre 0 e 3 anos participam desta ação, que segue até o final do ano letivo. Mediadas
pelas Professoras Michelle Mendonça e Nathália Santos, o projeto reestrutura a prática pedagógica e problematiza estereótipos presentes nos materiais da Educação Infantil.
No início do projeto, a turma abriu mão de todos os brinquedos e com a ajuda das famílias e dos Professores, foi surgindo uma nova forma de ocupar e brincar nos diferentes territórios de aprendizagem da escola.
A partir desta ação, o projeto ganhou um nome, “Re/Construir um lugar: de invenção, investigação e pertencimento”, um trabalho que promove o protagonismo das crianças em contato a arte e a natureza, estimulando-as a terem um olhar criativo e sensível sobre o mundo e sobre si mesmas.
No decorrer das atividades, foram estabelecidas rodas de conversa entre as crianças, possibilitando momentos de criação, interação e brincadeiras.
Neste projeto, grande parte dos brinquedos confeccionados são recolhidos da própria natureza: gravetos, pinhas, pedras, madeira, folhas, sementes, flores, cascas de arvores e palha, além disso, as crianças podem escolher
os espaços e quais brincadeiras criadas pela turma serão vivenciadas.
A Professora Michelle Mendonça observou durante as atividades algumas mudanças significativas, como a ausência de conflitos por causa dos objetos, maior interação entre as crianças durante as brincadeiras, e uma constante ressignificação dos objetos nos mais variáveis contextos.
De acordo com a Professora Nathália, havia a necessidade de estabelecer uma proposta mais sensível e que contemplasse a escuta das crianças, gerando transformação nos espaços, resultando em um ambiente acolhedor e inspirador.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Secretaria Municipal de Educação
Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025
Relacionadas

Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Publicado em: 13/05/2025 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Publicado em: 10/05/2025 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação