Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023![9 crianças estão sentadas no chão em roda. No meio delas, há um quadro branco com diversas folhas em cima. Uma menina está segurando uma folha que estava no quadro.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/CEI-Shangri-la-825x470.png)
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Relacionadas
![Imagem com ícone de um calendário. Segue com o texto](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Calendario-2024-2-825x470.jpg)
SME divulga calendário escolar para 2024
Publicado em: 11/12/2023 6h19 - em Secretaria Municipal de Educação
![Fotografia de uma estudante sorrindo e segurando um lápis de cor amarelo sobre uma folha.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/estudante-825x470.jpg)
Prefeitura de SP anuncia medidas de reestruturação no programa de atendimento aos estudantes com deficiência da Rede Municipal
Publicado em: 11/12/2023 4h57 - em Secretaria Municipal de Educação
![Fotografia de uma estudante negra. Ela está sorrindo, usa óculos, segura cadernos e tablet.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/uniceu-1-1-825x470.jpg)
Polos UniCEU disponibilizam 495 vagas para curso de Pedagogia
Publicado em: 11/12/2023 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação
![foto de uma mão procurando um nome numa lista](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/classificacao-825x470.jpg)
Classificação Final dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga /2024
Publicado em: 08/12/2023 6h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
![0258fb7b E048 470e A3e7 B2ad3e9ce3ef](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/0258fb7b-e048-470e-a3e7-b2ad3e9ce3ef-825x470.jpg)
EMEF Professora Liliane Verzini Silva participa de programa da ONU
Publicado em: 08/12/2023 5h54 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro