Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023
Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo recebe atendimento do Cate Móvel
Bom de Prova
Direito de aprendizagem é uma questão de cidadania
Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker
CEU e COCEU
EMEF Alexandre de Gusmão promove encontro sobre prevenção da violência e cultura de paz
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Vila Atlântica comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Meninos comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Relacionadas

Contagem regressiva: Estudantes da rede municipal de SP entram na reta final de preparação para as avaliações do Bom de Prova
Publicado em: 17/10/2025 10h00 - em Bom de Prova

Escolas da Capela do Socorro recebem prêmio de destaque no 1º Concurso de Documentários sobre emergências climáticas
Publicado em: 17/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Crianças do CEU EMEI Maria Aparecida Coelho Alves Teixeira mergulham no mundo dos insetos
Publicado em: 16/10/2025 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

SME abre inscrições para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 16/10/2025 5h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

EMEFM Rubens Paiva marca presença na 49ª Mostra Internacional de Cinema
Publicado em: 16/10/2025 5h21 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus