Notícias
Crianças de CEI fazem autorretratos com tampinha, garrafas, botões e elementos da natureza
Projeto do CEI Jardim Shangri-lá ajudou a desenvolver o autoconhecimento dos estudantes a partir da arte
Publicado em: 01/03/2023 16h09 | Atualizado em: 01/03/2023Ao observar que as crianças apreciam materiais diversificados e usam sua imaginação e criatividade para construir narrativas, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Shangri-lá desenvolveu, com as turmas do Minigrupo I C e II B, um projeto onde elas fizeram autorretratos com materiais que fazem parte do cotidiano.
A ação faz parte do projeto “Autorretrato: como me vejo?”, que possibilita, entre outras habilidades, o conhecimento de sua identidade. Cada criança retratou sua imagem da maneira que se enxerga, usando objetos presentes na rotina, como tampinha, garrafas, caixas, botões, massinha, cds, entre outros. Ainda foram ofertados elementos da natureza, como folhas, galhos, pedras, terra e argila.
Antes de chegar na etapa dos retratos as professoras apresentaram, aos pequenos, artistas como Hanoch Piven, que criava rostos com itens do dia a dia; Frans Krajcberg, que utilizava em suas obras materiais da natureza; e Joan Miró, que criou sua própria linguagem artística. Em seguida, mostraram alguns dos objetos que seriam utilizados, para explorar a imaginação da turma. Então, cada um recebeu sua foto para reproduzir, primeiramente em um desenho comum e depois com colagem dos objetos, montando um rosto.
Além do autorretrato, as crianças desenharam o rosto dos colegas, através de um plástico transparente que foi colocado na frente da face. Também exploraram moldar esculturas com argila, pintura e ornamentação dos galhos e colagem dos materiais que cada um escolheu para fazer um rosto, que podia ser o próprio, o do colega, ou um imaginário.
“A reação das crianças foi a melhor possível, eles têm um encantamento, uma leveza e a gente pode perceber que as atividades auxiliam na construção e reconhecimento da própria imagem, sua identidade, além do reconhecimento do outro. Elas também puderam apreciar outras possibilidades de criação”, disse Benedita Machado de Mello, diretora do CEI.
O projeto possibilitou aos pequenos uma exploração sensorial, da imaginação e proporcionou a expressão de suas emoções. Também foi observado pelas professoras regentes da ação que essas crianças aprenderam a solucionar problemas e desenvolveram a autoestima, já que percebiam as habilidades que estavam adquirindo aos poucos, ganhando confiança para realizarem atividades sozinhas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Relacionadas
Ações formativas no 1º encontro do PNAIC DRE Campo Limpo
Publicado em: 27/01/2016 3h22 - em CEU e COCEU
CEU Campo Limpo cede espaço para treinamento de atletas de Bocha Paralímpica
Publicado em: 27/01/2016 3h20 - em CEU e COCEU
CEU Navegantes promove torneio Paralímpico entre participantes do Recreio nas Férias
Publicado em: 27/01/2016 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Iniciadas as obras do CEU Parque do Carmo
Publicado em: 26/01/2016 1h00 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Imprensa Jovem na Campus Party 2016
Publicado em: 26/01/2016 12h46 - em Educomunicação