Notícias

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Unidade propõe vivência que estimula o conhecimento de nova cultura

Publicado em: 27/03/2024 9h00 | Atualizado em: 26/03/2024

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.
As crianças da turma do Minigrupo I do CEI Conjunto José Bonifácio, da DRE Itaquera, tiveram uma vivência de exploração do tear, guiados pela educadora Luana Teles. Ela fez a leitura de um livro nessa temática e depois montou um espaço para que eles pudessem explorar e conhecer as formas de tecelagem.

As bonecas e bonecos negros e migrantes distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas de educação infantil também foram utilizadas nessa ação.

Desde o início do ano a professora traz esse tipo de exploração para os pequenos. “Essa professora faz crochê, tecelagem e pintura. Gosta de trazer esses contextos para a rotina das crianças”, contou Angela Carvalho, coordenadora pedagógica da unidade. 

Para a vivência, primeiro a professora fez a leitura do livro “Tecelagem: uma história ilustrada”, de Goya Lopes, que conta a história da prática manual, mostrando a variedade existente no continente africano.

Em seguida, ela montou telas com palitos de picolé e disponibilizou diversos materiais para as crianças como linhas, toalhas feitas à mão, telas, fitas e os bonecos da educação antirracista. 

A vivência foi organizada de forma que o espaço ficasse convidativo para as crianças, com materiais de livre acesso e manuseio, para que elas pudessem explorar livremente e interagir umas com as outras. Os pequenos são estimulados a conhecer novas culturas por meio do brincar.

“É importante porque traz uma cultura diferente para eles terem contato e explorarem. Eu percebi que eles gostam bastante desse tipo de vivência que sai da rotina deles e desperta o interesse”, disse Angela.

Outras turmas da unidade também realizam atividades semelhantes e as ações irão continuar ao longo do ano, de acordo com o resultado demonstrado pelas crianças. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Consulta Pública: Plano de Ação para a regulamentação da Alimentação Orgânica na Rede Municipal de Ensino
Unidades da Rede Municipal participam da Ciranda do Movimento Humano

Unidades da Rede Municipal participam da Ciranda do Movimento Humano

Publicado em: 09/10/2015 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Filmes e vídeos - NAAPA

Filmes e vídeos – NAAPA

Publicado em: 09/10/2015 4h19 - em NAAPA

Legislação – NAAPA

Legislação – NAAPA

Publicado em: 09/10/2015 4h18 - em NAAPA

Lançamento do NAAPA na DRE Santo Amaro

Lançamento do NAAPA na DRE Santo Amaro

Publicado em: 09/10/2015 4h14 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 1.474 1.475 1.476 1.477 1.478 1.488