Notícias

Crianças da rede municipal participam da revitalização da Praça José Gualtieri Junior

Ação faz parte de projeto de apropriação dos espaços públicos e envolve poder público, comunidade e ONGs da região

Publicado em: 16/04/2019 11h50 | Atualizado em: 30/11/2020

CEIHelenaPereira_740_X_430 2.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Helena Pereira de Moraes, em São Miguel Paulista, iniciará nesta segunda-feira (15), às 9 h, o processo de revitalização da Praça José Gualtieri Junior, que fica ao lado da escola.

A ação faz parte do projeto Jardim Educador, que envolve, além das crianças e funcionários do CEI, outras unidades educacionais da região, Organizações Não Governamentais (ONGs), a comunidade do entorno e conta com a parceria da subprefeitura de São Miguel Paulista.

Na abertura do evento acontecerá a apresentação cultural do grupo de dança afro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Imilda do Santíssimo Sacramento e logo após, a plantação do jardim. A expectativa é que 100 crianças das Unidades Educacionais da região participem da ação.

São planejadas para as próximas etapas de revitalização da praça, a colocação de equipamentos de ginástica e o uso do espaço para aulas de Lian Gong, que serão ministradas pelas próprias professoras do CEI.

Segundo Claudia Abraão Hamada, responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, a ação é ancorada na perspectiva de espaços educadores e aprendizagem social na construção de escolas sustentáveis.

A assistente de direção da unidade, Meire Silva de Carvalho, afirma que o projeto Jardim Educador é amplo e que já vem fazendo da escola um polo de formação para todos e que agora fará da praça um polo de encontro. “É a ressignificação dos espaços público s como locais de convívio e aprendizagem”, destacou a educadora.

CEIHelenaPereira_740_X_430 1.jpg

Serviço

Revitalização da Praça José Gualtieri Junior – Projeto Jardim Educador
Data: 15 de Abril
Horário: 9h
Local: Praça José Gualtieri Junior, ao lado do CEI Helena Pereira de Moraes, Rua Carlo Maratti, 61

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643