Notícias

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes exibem lembranças na exposição “Do Coisário ao Relicário: memórias e afetividades”

A mostra é aberta para o publico de terça a domingo das 9hs às 17hs, no Museu da Cidade de São Paulo: Chácara Lane

Publicado em: 04/10/2019 17h47 | Atualizado em: 30/11/2020

gabrielpresteprincipal_740x430.jpg

As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes, em parceira com o Museu da Cidade de São Paulo – Chácara Lane, apresentam a 3ª edição da exposição “Do Coisário ao Relicário: Memórias e Afetividades”. A mostra esta aberta ao público de terça a domingo, até o dia 20 de outubro, das 09h às 17h, com entrada gratuita.

A exposição é fruto de conversas entre educadores da escola e do museu. A ideia surgiu quando uma das professoras visitou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 2005, que transformou o conceito para evidenciar as memórias e histórias dos estudantes e familiares da escola municipal.

Em sua terceira edição, a proposta é reunir objetos que contem histórias das crianças e das famílias e que tenham um valor sentimental. Para o desenvolvimento da atividade, que parte da Festa da “Cultura Popular Brasileira e de Outros Povos”, as professoras da unidade solicitaram às famílias que trouxessem objetos que tivessem um valor sentimental, acompanhados de uma pequena narrativa que explicasse a importância do objeto para o núcleo familiar.

gabrielpreste2_740x430.jpg

gabrielpreste4_740x430.jpg

Após receberem todos os objetos, a escola e museu desenvolveram ações conjuntas com a intenção de pensar o território em que se encontram e de propor diálogos entre vizinhos. Esta relação enriquece as reflexões sobre a função do Museu da Cidade de São Paulo e as dimensões da cidade, do patrimônio cultural e da educação. Com essa iniciativa, o museu consolida sua ação na direção de compreender os habitantes como agentes de suas próprias narrativas e a cidade como seu maior acervo.

Para visitar a exposição com um educador do museu, é necessário fazer um agendamento prévio no e-mail: educativomuseudacidade@gmail.com.

Vale destacar que outras unidades escolares também podem fazer visitações com seus alunos, basta entrar em contato com antecedência. A exibição estará aberta ao público de terça a domingo, das 09h às 17h, com entrada gratuita, até o dia 20 de outubro. Ao fim da mostra, todos os objetos serão devolvidos aos devidos responsáveis.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299