Notícias

Crianças da EMEI Rosemary Silva trocam cartas com alunos do colégio Santa Cruz

Projeto selecionado pela comissão do Prêmio Educador Nota 10 integra os 50 finalistas de 2019

Publicado em: 19/07/2019 18h19 | Atualizado em: 30/11/2020

emedialogaporcartas2_740x430.jpg

No dia 6 de julho, a Fundação Victor Civita, instituição responsável pelo prêmio Educador Nota 10, divulgou os 50 finalistas da 22ª edição – 2019, entre os projetos selecionados está o trabalho realizado pela Professora de Educação Infantil, Paula Godoy, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Professora Rosemary Silva, da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo.

Entre os meses de abril e novembro de 2018, cerca de 30 crianças com idade de 4 a 5 anos trocaram correspondências com crianças de outra unidade escolar, o colégio particular Santa Cruz, situado na região oeste da capital, no bairro Alto de Pinheiros.

A ideia surgiu após a Professora Paula Godoy, idealizadora do projeto, trocar informações com as crianças sobre o trabalho que realiza em outras escolas onde leciona, entre elas, o colégio Santa Cruz. Os pequenos se mostraram curiosos em saber quem eram os alunos da outra unidade educacional, fazendo perguntas à professora: Você tem outros alunos?”, “Quantos anos eles têm?”, “Como eles chamam?”, “Quais histórias eles gostam?”.

Ao perceber o interesse da turma, Paula, acreditou ser possível e proveitoso conectar as duas turmas para se conhecerem melhor.

O trabalho teve por objetivo estabelecer uma comunicação à distância entre as duas turmas por meio de cartas, vídeos, fotografias, e das narrativas da professora das turmas, relatando as rotinas vivenciadas pelas crianças em seus contextos escolares, ampliando o repertório em situações comunicativas à distância, utilizando como ferramenta a escrita de cartas.

Durante a realização das atividades, as crianças de ambas as escolas puderam trocar ideias e experiências através de cartas sobre diferentes assuntos: livros de histórias, brincadeiras, lanches, projetos realizados nas unidades, visitas culturais e também coleções de papéis de cartas.

emeidialogaporcartas_740x430 2.jpg

No decorrer do processo de escrita das cartas, em ambas as escolas, as crianças também escreveram para algum amigo ou parente que escolheram. Nesta etapa, os alunos da EMEI levaram as cartas para casa e algumas mães relataram que mandaram fotos dos textos para os destinatários via whatsapp, outras entregaram pessoalmente. Já as cartas escritas pelas crianças do colégio Santa Cruz foram enviadas pelo correio, assim, as crianças também tiveram a oportunidade de escrever no envelope, indicando o endereço completo.

Participação do Felipe – Felipe Souza, integrante da turma na EMEI, frequenta a escola desde 2017, diagnosticado com autismo e deficiência intelectual, também participou das ações mediante flexibilização nas atividades, contribuindo nas rodas de conversa, leitura e produção de cartas coletivas, além de interagir com as crianças de ambos os colégios no dia do encontro presencial com as turmas. Sempre auxiliado pela professora, estagiária e em determinados momentos pelas próprias crianças.

emeidialoga porcartas1_740x430.jpg

Encontro presencial das turmas – Na etapa de encerramento, as crianças da EMEI receberam convites escritos pela turma do colégio Santa Cruz para participar de um Sarau de poesia organizado pela professora Paula na outra unidade. Durante o encontro, recitaram poesias umas para as outras, desfrutaram de lanches trazidos pelas próprias crianças, entre os doces oferecidos no encontro, um bolo de chocolate com o nome de todas as crianças da EMEI escrito em biscuit.

emeidialogaporcartas_740x430 1.jpg

Depois, em pequenos grupos, as crianças participaram de uma aula de Educação Corporal com o Professor José, do colégio anfitrião. A interação espontânea foi notória, finaliza Paula Godoy.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212