Notícias

Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia

Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças

Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020

Principalgrafismonaeducinfantil_740x430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.

A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.

Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.

Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.

Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

grafismoeducinfantil_740x430.jpg

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Apoio Ao Aleitamento Materno é Um Dos Compromissos Da Rede Municipal

Agosto Dourado: SME promove ações formativas de conscientização sobre o aleitamento materno

Publicado em: 08/08/2025 9h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Espaços Foram Revitalizados Com O Apoio De Toda A Comunidade Escolar
Estudantes Da Emef Professor João Ernesto De Souza Campos Se Destacaram Na Olímpiada Brasilieira De Informática

EMEF Professor João Ernesto de Souza Campos tem 37 alunos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado em: 07/08/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Cei Pedro Herz Tem Capacidade Para Atender Cerca De 160 Bebês E Crianças

CEI Pedro Herz é inaugurado no Jardim Letícia com infraestrutura sustentável

Publicado em: 07/08/2025 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Atualização Do Currículo Da Cidade Será Um Movimento Com Ampla Participação De Toda A Comunidade Escolar
1 2 3 4 5 6 1.555