Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
25 CEUs da capital paulista recebem no próximo domingo sessão do Circuito Azul SPCine para acolher crianças com TEA e famílias
Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME promove live sobre participação feminina na tecnologia
Relacionadas

Estudantes da EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho desenvolvem projeto de grafite nos muros da escola com temas dos ODS
Publicado em: 05/12/2024 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul
Publicado em: 04/12/2024 5h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo autoriza prorrogação de contratos de mais 7,4 mil professores temporários para a Educação
Publicado em: 04/12/2024 5h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas
Publicado em: 04/12/2024 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza
Publicado em: 04/12/2024 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação