Notícias

Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia

Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças

Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020

Principalgrafismonaeducinfantil_740x430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.

A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.

Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.

Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.

Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.

grafismoeducinfantil_740x430.jpg

Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com silhuetas de pássaros coloridos com nuvens azuis. Segue com o texto

SME oferece formação sobre migração e diversidade para 450 pessoas

Publicado em: 11/04/2023 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Festival De Cinema Acessível

Mais de 250 estudantes com deficiência da Rede Municipal vão ao ‘cinema acessível’ nesta quarta

Publicado em: 11/04/2023 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de peça teatral inspirada na história de vida da ativista Malala Yousafzai.

CEU promove espetáculo inspirado na história de vida da Malala Yousafzai

Publicado em: 11/04/2023 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora no curso de confeitaria do CMCT. Ela usa máscara, toca e segura um cupcake com topo de chantilly.

Cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs estão com inscrições abertas 

Publicado em: 10/04/2023 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com fundo cor de rosa. No centro há duas gotas viradas com a ponta para baixo, uma está escrito

Programas de iniciação artística para bebês e crianças estão com inscrições abertas

Publicado em: 10/04/2023 2h16 - em Secretaria Municipal de Educação

1 180 181 182 183 184 1.512