Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
EMEF General Julio Marcondes Salgado foi fundamental na jornada esportiva da atleta paralímpica Alessandra Oliveira
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes do Ensino Médio da Rede Municipal participam de ações para a escolher as Unidades de Percurso para 2025
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para as XVI Olimpíadas Estudantis e XIII Interceus até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo entrega Bebeteca no CEU Parque Novo Mundo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura creche em homenagem ao cartunista Ziraldo na Zona Norte da capital
Secretaria Municipal de Educação
XVI Final Municipal de Xadrez por equipes acontece com cerca de 2 mil estudantes e professores
Relacionadas
Oficina de Educomunicação do CEU Navegantes é destaque no Recreio nas Férias
Publicado em: 22/01/2016 10h23 - em CEU e COCEU
Transcidadania celebra um ano de existência e forma sua primeira turma
Publicado em: 22/01/2016 10h13 - em Educação de Jovens e Adultos
Palestra no CEU Uirapuru sobre prevenção de zoonoses
Publicado em: 21/01/2016 5h17 - em CEU e COCEU
Show de Jane e Herondy no CEU Jaçanã
Publicado em: 21/01/2016 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Aprovados no concurso de Auxiliar Técnico de Educação são convocados
Publicado em: 21/01/2016 3h32 - em Diretoria Regional de Educação Butantã