Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME fortalece uso de evidências para formulação de políticas educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado
Secretaria Municipal de Educação
Secretário Municipal de Educação participa de debate sobre melhoria do aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança Rede Amigos do Peito para fortalecer as ações de incentivo ao aleitamento materno nas unidades educacionais
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para curso gratuito de Capacitação Técnica Paralímpica no CEU Vila Curuçá
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo adere à Prova Nacional Docente (PND) que acontecerá no segundo semestre deste ano
Relacionadas

Estudantes criam histórias e fazem mesa de autógrafo para receber familiares
Publicado em: 23/10/2023 2h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso nos CEUs ensina técnicas de empreendedorismo
Publicado em: 23/10/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME recebe inscrições para estudantes do Ensino Médio
Publicado em: 23/10/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME faz campanha para aumentar doações de sangue ao Hemocentro Unifesp
Publicado em: 20/10/2023 6h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Colégio Rio Branco promove encontro de gestão de talentos com especialistas da Finlândia
Publicado em: 20/10/2023 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação