Notícias
Crianças da EMEI Dona Leopoldina expressam suas marcas por meio da grafia
Ação visa revelar formas de comunicação, pensamentos e curiosidades das crianças
Publicado em: 18/04/2019 11h17 | Atualizado em: 30/11/2020Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Leopoldina, zona oeste da capital, crianças expressam suas ideias, pensamentos e curiosidades por meio do grafismo. Sob a mediação da Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Renata Honora, cerca de 30 crianças são estimuladas a conhecerem as marcas gráficas com intuito de ampliar o repertório atrelado ao desenvolvimento e interesses observados no cotidiano das crianças.
A “turma colorida”, nome atribuído pelas próprias crianças com idade entre 4 e 6 anos, estão em constante encontro com as diversas linguagens. As propostas acontecem diariamente no encontro de pequenos grupos. Um período com duração de 40 minutos, onde as crianças são reunidas em grupos de 2 a 5, em contextos organizados com materiais e suportes diversificados.
Os contextos oferecidos no espaço da sala são dispostos em planos diferentes para apoio dos suportes a serem grafados: mesas de alturas e formatos diversos, lousa, cavalete e chão. Os materiais são previamente planejados de acordo com a intenção da grafia. Os suportes são diversificados utilizando papéis com gramaturas diferentes e riscantes em diferentes dimensões de traços, desafiando as crianças a realizarem suas pesquisas gráficas e expressarem suas marcas ao tocarem as superfícies.
Ao término do encontro, as crianças compartilham seus desafios, buscas, materializações das grafias com a professora e amigos. Estes encontros são retomados no dia seguinte, dando continuidade aos trabalhos já iniciados, ou caso a criança tenha concluído, vai a busca de novos suportes e materiais.
Por meio desta ação, as formas de comunicar, expressar suas ideias, pensamentos, curiosidades e indagações podem ser reveladas nos grafismos. Para a Professora Renata, as crianças ao vivenciarem experiências de grafismos, criações, diálogos, apreciações e despertam para novas possibilidades de grafias.
Sobre a Professora – A professora responsável por esta ação, Renata Cristina Campos Honora, publicou um livro chamado, Fazeres, Descobertas e Construções de Conhecimentos na Escola de Educação Infantil. A publicação é um convite aos educadores a conhecerem a abordagem pedagógica realizada pela professora com enfoque nos fazeres, descobertas e construções de conhecimentos das crianças nas escolas de Educação infantil na rede municipal de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Secretaria Municipal de Educação
Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal
Relacionadas

Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Publicado em: 30/05/2025 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação