Notícias

Crianças criam gosto por ler e escrever com Carroça da Leitura

O projeto do CEI Quintal da Criança promove no dia 30 de novembro sua última atividade do ano.

Publicado em: 01/12/2016 15h30 | Atualizado em: 30/11/2020
criancas_criam_gosto_por_ler_e_escrever_com_carroca_da_leitura_740_x_430.jpg

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, o Centro de Educação Infantil (CEI) Quintal da Criança realiza a sua última atividade da Carroça da Leitura de 2016. O projeto tem como objetivo criar um ambiente onde alunos, educadores, familiares, comunidade e pessoas de outras Unidades Educacionais possam se articular e se integrar a partir da leitura e da escrita.

A escola desenvolve um projeto de leitura desde 2006, formando novos leitores e procurando democratizar o acesso ao livro literário de qualidade. A carroça foi o suporte escolhido por dialogar com a realidade da comunidade na qual o CEI está inserido, onde são comuns as carroças dos catadores de materiais recicláveis.

Uma vez por mês, acontecem mediações de leitura e música no pátio do CEI, nas quais cada turma de alunos leva uma história para contar. Com a ajuda dos professores, constroem cenários e usam instrumentos musical, enquanto o educador-leitor media a história. As crianças têm total autonomia para escolher a leitura que levarão para a atividade, encenando-a a partir daquilo que o mediador conta e mostra através das imagens do livro.

Além de aguçar nas crianças o gosto pela leitura e ajudá-las na compreensão da realidade, a atividade também coloca os alunos como protagonistas em sua construção e planejamento, pois têm a liberdade de escolher os livros, sugerir novas atividades e construir personagens para recontar as histórias.

O objetivo é garantir um ambiente leitor aconchegante, onde as crianças tenham a possibilidade de aprender sobre a importância da “escuta” e participar da criação de situações que possam narrar e opinar. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Alberto Oliveira, o Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Irmã Derly Fabres e o CEI Espaço da Criança Emillie de Villeneuve são algumas das Unidades Educacionais que participam do projeto.

A última atividade da Carroça da Leitura desse ano acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h da próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, no CEI Quintal da Criança. Durante a parte da tarde, o projeto contará, ainda, com a participação do Cortejo de Maracatu.

Confira a galeria de imagens da Carroça da Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299