Notícias

Crianças criam gosto por ler e escrever com Carroça da Leitura

O projeto do CEI Quintal da Criança promove no dia 30 de novembro sua última atividade do ano.

Publicado em: 01/12/2016 15h30 | Atualizado em: 30/11/2020
criancas_criam_gosto_por_ler_e_escrever_com_carroca_da_leitura_740_x_430.jpg

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, o Centro de Educação Infantil (CEI) Quintal da Criança realiza a sua última atividade da Carroça da Leitura de 2016. O projeto tem como objetivo criar um ambiente onde alunos, educadores, familiares, comunidade e pessoas de outras Unidades Educacionais possam se articular e se integrar a partir da leitura e da escrita.

A escola desenvolve um projeto de leitura desde 2006, formando novos leitores e procurando democratizar o acesso ao livro literário de qualidade. A carroça foi o suporte escolhido por dialogar com a realidade da comunidade na qual o CEI está inserido, onde são comuns as carroças dos catadores de materiais recicláveis.

Uma vez por mês, acontecem mediações de leitura e música no pátio do CEI, nas quais cada turma de alunos leva uma história para contar. Com a ajuda dos professores, constroem cenários e usam instrumentos musical, enquanto o educador-leitor media a história. As crianças têm total autonomia para escolher a leitura que levarão para a atividade, encenando-a a partir daquilo que o mediador conta e mostra através das imagens do livro.

Além de aguçar nas crianças o gosto pela leitura e ajudá-las na compreensão da realidade, a atividade também coloca os alunos como protagonistas em sua construção e planejamento, pois têm a liberdade de escolher os livros, sugerir novas atividades e construir personagens para recontar as histórias.

O objetivo é garantir um ambiente leitor aconchegante, onde as crianças tenham a possibilidade de aprender sobre a importância da “escuta” e participar da criação de situações que possam narrar e opinar. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Alberto Oliveira, o Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Irmã Derly Fabres e o CEI Espaço da Criança Emillie de Villeneuve são algumas das Unidades Educacionais que participam do projeto.

A última atividade da Carroça da Leitura desse ano acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h da próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, no CEI Quintal da Criança. Durante a parte da tarde, o projeto contará, ainda, com a participação do Cortejo de Maracatu.

Confira a galeria de imagens da Carroça da Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211