Notícias

Crianças aprendem a bordar na EMEI Heitor Villa-Lobos

Iniciativa, realizada a partir do interesse das crianças pelo bordado, será finalizada com uma grande produção coletiva

Publicado em: 18/09/2018 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

criancas_bordar_740X430.jpg

Cerca de 30 crianças com 4 e 5 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa-Lobos, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, aprendem a bordar durante as aulas com a Professora de Educação Infantil, Carolina Boccuzzi.

A partir da observação, pelas crianças, de um furo no toldo da varanda da escola, a Professora passou a conversar com a sua turma sobre o tema da costura e do bordado. As crianças passaram a trazer relatos sobre histórias de suas famílias envolvendo o tema e a professora, nessa etapa, trabalhou com o livro “Colcha de Retalhos”, que aborda a relação de memória e afeto ao ato de bordar e costurar.

“O interesse pelo aprendizado do ato de bordar só aumentou e algumas crianças me perguntaram: ‘Prô’, como é que se borda?”, conta Carolina.

Partindo do interesse das crianças, as atividades tiveram continuidade com o bordado, tendo, como referência, os desenhos produzidos pela turma. As crianças escolheram desenhar o parque da escola – o espaço que mais gostam. Com auxílio da professora Carolina, os desenhos foram transferidos para um tecido chamado chita.

Assim como o trabalho de bordado, o livro “Colcha de Retalhos” inspirou a realização de uma receita, assim como a avó faz para o neto na obra literária. A turma escolheu o pão de queijo e obteve ajuda voluntária de uma chef de cozinha para o preparo.

Outro livro que serviu de base para a prática das atividades foi “Uma festa das cores – memórias de um tecido brasileiro”, que conta a história do tecido Chita. A obra colaborou para que a turma produzisse o próprio tecido, tingindo e colando flores desenhadas pelas crianças.

De acordo com a Professora Carolina, o bordado acabou unindo toda a sala. O projeto tem término planejado para setembro, com a finalização de um grande bordado coletivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 8 9 10 11 12 1.533