Notícias

Crianças aprendem a bordar na EMEI Heitor Villa-Lobos

Iniciativa, realizada a partir do interesse das crianças pelo bordado, será finalizada com uma grande produção coletiva

Publicado em: 18/09/2018 12h41 | Atualizado em: 30/11/2020

criancas_bordar_740X430.jpg

Cerca de 30 crianças com 4 e 5 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa-Lobos, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, aprendem a bordar durante as aulas com a Professora de Educação Infantil, Carolina Boccuzzi.

A partir da observação, pelas crianças, de um furo no toldo da varanda da escola, a Professora passou a conversar com a sua turma sobre o tema da costura e do bordado. As crianças passaram a trazer relatos sobre histórias de suas famílias envolvendo o tema e a professora, nessa etapa, trabalhou com o livro “Colcha de Retalhos”, que aborda a relação de memória e afeto ao ato de bordar e costurar.

“O interesse pelo aprendizado do ato de bordar só aumentou e algumas crianças me perguntaram: ‘Prô’, como é que se borda?”, conta Carolina.

Partindo do interesse das crianças, as atividades tiveram continuidade com o bordado, tendo, como referência, os desenhos produzidos pela turma. As crianças escolheram desenhar o parque da escola – o espaço que mais gostam. Com auxílio da professora Carolina, os desenhos foram transferidos para um tecido chamado chita.

Assim como o trabalho de bordado, o livro “Colcha de Retalhos” inspirou a realização de uma receita, assim como a avó faz para o neto na obra literária. A turma escolheu o pão de queijo e obteve ajuda voluntária de uma chef de cozinha para o preparo.

Outro livro que serviu de base para a prática das atividades foi “Uma festa das cores – memórias de um tecido brasileiro”, que conta a história do tecido Chita. A obra colaborou para que a turma produzisse o próprio tecido, tingindo e colando flores desenhadas pelas crianças.

De acordo com a Professora Carolina, o bordado acabou unindo toda a sala. O projeto tem término planejado para setembro, com a finalização de um grande bordado coletivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante Em Sala De Aula

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do filme Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade

Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

Fotografia de estudantes em cerimonia Educavest Estudantes

Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 17/02/2025 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Campo Limpo

Vagas Abertas para Curso de Administração Pública EAD no Polo UniCEU Campo 

Publicado em: 14/02/2025 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.497