Notícias

CRECE – Colegiado Regional de Representantes dos Conselhos de Escola

Colegiado ampliará e fortalecerá os processos democráticos já existentes nas unidades educacionais

Publicado em: 02/06/2016 15h55 | Atualizado em: 04/05/2021

h_740_x_430_e.jpg

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou na quinta, 10 de setembro, o Ato de Regulamentação do CRECE – Colegiado Regional de Representantes dos Conselhos de Escola. A ação foi chamada de “CRECE: Agir Democrático” e foi acompanhada por mais de 500 pessoas.

Compondo a mesa da solenidade estavam o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, o Presidente da Câmara Municipal de Educação, vereador Antonio Donato, os vereadores Carlos Neder e Eliseu Gabriel, autores do projeto, o Assessor Técnico da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (CEU) e Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (SME) Matias Vieira, a Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire, Angela Antunes, a Coordenadora do CRECE Pirituba, Kézia Alves, e os alunos Anne Beatriz Simão, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mário Fittipaldi, Savio Campos de Souza, da EMEF Des. Amorim Lima, Nayra Gabriele Santana do Nascimento, da EMEF Assad Abdala e Nicole Reis Aquino, da EMEF Dom Pedro I. Na plateia estavam alunos engajados em Grêmios Estudantis, pais, professores, representantes de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da Capital e membros da sociedade civil.

A partir da regulamentação do CRECE, as Diretorias Regionais de Educação (DRE) implementarão um colegiado, de caráter deliberativo, que ampliará e fortalecerá os processos democráticos já existentes em cada unidade educacional da região, levando as ponderações do grupo para as diferentes instâncias decisórias, com o objetivo de promover melhorias na qualidade social da educação.

O CRECE será composto em cada Diretoria Regional de Educação – DRE, por 2 (dois) representantes da DRE e 2 (dois) membros de cada Conselho de Escola, sendo, preferencialmente, um servidor público e outro membro da comunidade.

“Essa é uma luta que vem desde o final dos anos 80. Desde aquela época já se discute um ‘agir democrático’ das escolas, que é a consciência de que ela pertence à comunidade. Eu acredito que os problemas só são resolvidos quando a comunidade tem consciência deles. Essa lei vai ajudar muito os conselhos de escola, pois agora eles vão trocar experiências por meio das Diretorias Regionais de Educação. Além disso, vai ajudar muito no diálogo da Secretaria com as unidades escolares”, ressaltou Chalita.

Para Naira Gabriele, aluna da EMEF Assad Abdala, uma das contribuições que o CRECE pode trazer é uma motivação maior para que os alunos participem do grêmio estudantil. “Por meio dele, é possível lutar por melhoria nas escolas, até academicamente. Com o CRECE, o fazer acontecer será mais fácil”.

“É uma vitória coletiva, é uma vitória da participação, da democratização da gestão, do fortalecimento dos conselhos de escola. É uma grande vitória”, ressalta Kézia Alves, que luta há 14 anos pela concretização da gestão democrática na educação. “A participação é um processo em que só se aprende a vivenciando”, completou.

Participação de alunos – O evento foi acompanho pelas equipes de Imprensa Jovem das unidades EMEF Profº João Augusto Breves, CEU Alvarenga (EMEF Profº Paulo Gonçalo dos Santos), EMEF Gal. Julio Marcondes Salgado, EMEF Conde Luis Eduardo Matarazzo, EMEF Profª Eliza Raquel Macedo de Souza, EMEF Des,Teodoromiro Toledo Pisa, EMEF Profº Caio Sergio Pompeu de Toledo, EMEF Profª Olive Irene, EMEF Profº Antonio Duarte de Almeida, EMEF Profº Henrique Pegado.

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284