Notícias

CRECE – Colegiado Regional de Representantes dos Conselhos de Escola

Colegiado ampliará e fortalecerá os processos democráticos já existentes nas unidades educacionais

Publicado em: 02/06/2016 15h55 | Atualizado em: 04/05/2021

h_740_x_430_e.jpg

O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sediou na quinta, 10 de setembro, o Ato de Regulamentação do CRECE – Colegiado Regional de Representantes dos Conselhos de Escola. A ação foi chamada de “CRECE: Agir Democrático” e foi acompanhada por mais de 500 pessoas.

Compondo a mesa da solenidade estavam o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, o Presidente da Câmara Municipal de Educação, vereador Antonio Donato, os vereadores Carlos Neder e Eliseu Gabriel, autores do projeto, o Assessor Técnico da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (CEU) e Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (SME) Matias Vieira, a Diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire, Angela Antunes, a Coordenadora do CRECE Pirituba, Kézia Alves, e os alunos Anne Beatriz Simão, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mário Fittipaldi, Savio Campos de Souza, da EMEF Des. Amorim Lima, Nayra Gabriele Santana do Nascimento, da EMEF Assad Abdala e Nicole Reis Aquino, da EMEF Dom Pedro I. Na plateia estavam alunos engajados em Grêmios Estudantis, pais, professores, representantes de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da Capital e membros da sociedade civil.

A partir da regulamentação do CRECE, as Diretorias Regionais de Educação (DRE) implementarão um colegiado, de caráter deliberativo, que ampliará e fortalecerá os processos democráticos já existentes em cada unidade educacional da região, levando as ponderações do grupo para as diferentes instâncias decisórias, com o objetivo de promover melhorias na qualidade social da educação.

O CRECE será composto em cada Diretoria Regional de Educação – DRE, por 2 (dois) representantes da DRE e 2 (dois) membros de cada Conselho de Escola, sendo, preferencialmente, um servidor público e outro membro da comunidade.

“Essa é uma luta que vem desde o final dos anos 80. Desde aquela época já se discute um ‘agir democrático’ das escolas, que é a consciência de que ela pertence à comunidade. Eu acredito que os problemas só são resolvidos quando a comunidade tem consciência deles. Essa lei vai ajudar muito os conselhos de escola, pois agora eles vão trocar experiências por meio das Diretorias Regionais de Educação. Além disso, vai ajudar muito no diálogo da Secretaria com as unidades escolares”, ressaltou Chalita.

Para Naira Gabriele, aluna da EMEF Assad Abdala, uma das contribuições que o CRECE pode trazer é uma motivação maior para que os alunos participem do grêmio estudantil. “Por meio dele, é possível lutar por melhoria nas escolas, até academicamente. Com o CRECE, o fazer acontecer será mais fácil”.

“É uma vitória coletiva, é uma vitória da participação, da democratização da gestão, do fortalecimento dos conselhos de escola. É uma grande vitória”, ressalta Kézia Alves, que luta há 14 anos pela concretização da gestão democrática na educação. “A participação é um processo em que só se aprende a vivenciando”, completou.

Participação de alunos – O evento foi acompanho pelas equipes de Imprensa Jovem das unidades EMEF Profº João Augusto Breves, CEU Alvarenga (EMEF Profº Paulo Gonçalo dos Santos), EMEF Gal. Julio Marcondes Salgado, EMEF Conde Luis Eduardo Matarazzo, EMEF Profª Eliza Raquel Macedo de Souza, EMEF Des,Teodoromiro Toledo Pisa, EMEF Profº Caio Sergio Pompeu de Toledo, EMEF Profª Olive Irene, EMEF Profº Antonio Duarte de Almeida, EMEF Profº Henrique Pegado.

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643