Covid 19 (Coronavírus): Crianças aprendem atitudes de proteção

Escolas desenvolveram atividades lúdicas e educativas para ensinar métodos de prevenção

Publicado em: 20/03/2020 15h11 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem de uma lousa escolar com o texto Xô Coronavírus

Durante a semana de 16 a 20 de março, bebês, crianças e adolescentes que ainda não tem a possibilidade de permanecerem em suas casas para prevenção ao Covid-19 (Coronavírus) estão participando de atividades educativas de conscientização nas escolas. Em especial, no dia 17, ocorreu o “Dia D” de combate ao coronavírus que tratou sobre o assunto de forma educativa e lúdica.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, situada na Vila Clementino, cerca de 20 estudantes que compareceram à unidade. Na última terça-feira (17) participaram de roda de conversa sobre o assunto, cantaram músicas que falam sobre hábitos e cuidados de higiene, tomaram café e fizeram leitura ao livre. Um grupo de teatro fez uma apresentação que conscientizava sobre a importância de lavar corretamente as mãos. As crianças apresentaram formas alternativas de cumprimentar as pessoas que minimizam o contato físico.

Os estudantes da Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Henrique Felipe da Costa – Henricão, no bairro Itaim Paulista, produziram um vídeo com dicas e orientações para combater e prevenir o Covid-19 (assista o vídeo criado pela EMEF Henricão). Na EMEF Nilo Peçanha, na zona norte, duas estudantes fizeram uma experiência que mostra a importância de higienizar bem as mãos em meio a uma epidemia como a do Covid 19 (Coronavírus). Na demonstração é perceptível que sabão ou detergente criam uma película protetora na pele que diminui a penetração de impurezas (assistir vídeo com experiência sobre Coronavírus da EMEF Nilo Peçanha).

A EMEI Porto Nacional, no Jardim Paulistano, as crianças também produziram um vídeo informativo sobre a Covid-19 (Coronavírus) que mostra novas formas de cumprimentos e fala sobre importância de manter o corpo higienizado. No Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade A.E. Carvalho II, na zona leste de São Paulo, as educadoras apresentaram para as crianças de 0 a 3 anos um teatro musical que fala sobre hábitos de higiene que evitam o contágio e transmissão.

Dia D 08

Medidas protetivas

Para evitar aglomerações e prevenir a disseminação do vírus e atendendo as orientações de órgãos oficiais de saúde, a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, tem implementado medidas emergenciais que diminuem progressivamente o fluxo de pessoas nas unidades escolares. As aulas estão suspensas nas Escolas Municipais a partir da próxima segunda-feira (23).

Mais informações sobre as medidas protetivas da Secretaria Municipal de Educação.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.