Notícias

Coronavírus – principais medidas para prevenção

Orientações para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas

Publicado em: 06/03/2020 18h20 | Atualizado em: 06/08/2021
imagem ilustrativa sobre CoronavÍrus

O Coronavírus (COVID-19) faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Há orientações sobre os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas.

As principais medidas de prevenção são:

  1. Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
  2. Evite tocar os olhos, nariz e boca;
  3. Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
  4. Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  5. Quando tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço descartável ou utilizar o antebraço.
  6. Descartar o lenço no lixo e higienizar as mãos com água e sabonete ou produto alcoólico;
  7. Procurar o Serviço de Saúde caso apresente sintomas respiratórios.
  8. A Organização Mundial da Saúde não recomenda que indivíduos assintomáticos (ou seja, que não têm sintomas respiratórios) usem máscaras cirúrgicas. As máscaras são recomendadas para pessoas com sintomas na comunidade.

Sintomas

  • Febre
  • Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar
  • Histórico de viagem para países com alto índice de infecção ou contato com caso suspeito para coronavírus

 

Link para fazer o download do cartaz.

 

É possível encontrar mais informações sobre o COVID 19 no site do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.646