Notícias

Copa Clotilde alia futebol, cultura e protagonismo juvenil

Iniciativa promove integração entre equipe docente e estudantes da EMEF Prof.ª Clotilde Rosa Henriques Elias

Publicado em: 23/07/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020

copa_clotilde_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Clotilde Rosa Henriques Elias, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, promoveu entre os dias 3 e 7 de julho a “Copa Clotilde”, torneio de futebol baseado na Copa do Mundo.

Para a realização deste projeto, as turmas dos 5ºs aos 9ºs anos foram divididas em equipes femininas e masculinas, que representaram as seleções e pesquisaram os aspectos culturais, folclóricos, econômicos, políticos, origem do povo e o significado da bandeira de cada país. Os monitores de sala – alunos representantes de cada turma – determinaram o regulamento e o regime do evento.

Um dos organizadores, o professor de Educação Física Rogério dos Santos Silva, afirma que a iniciativa envolveu tanto os estudantes, como equipe organizadora e participante, como os professores. “Cada um deles ficou responsável por acompanhar uma equipe, como orientador, como técnico ou como mediador de situações. Houve uma integração muito grande entre a equipe docente e o grupo de alunos participantes”, conta Rogério. O evento ainda contou com a colaboração de Waldir Silva, ex-aluno da unidade.

Rayan Santos da Silva, 15 anos, aluno do 9º ano B, estuda na escola desde o 1º ano e cita a união como o fator mais importante desse evento.
“Quando o jogo acabava, havia brincadeiras, músicas, todo mundo ficava conversando, havia uma união entre a rapaziada”,
pontua o jovem.

“O fazer da escola só tem sentido se for pautado na humanização das relações, na construção de vínculos e na aproximação de realidades”, complementa o coordenador pedagógico Diego Wesley de Oliveira.

Para o final do ano, a unidade prepara o MECC: Maratona Esportiva Cultural Clotilde, que não terá apenas o futebol como modalidade, mas também o futsal, handball, basquete, vôlei, atletismo, tênis de mesa, xadrez e outras atividades culturais, como apresentações de música, dança e de teatro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666