Notícias

Coordenadores participam de formação com foco na prática pedagógica e na melhoria das aprendizagens 

Com encontros mensais, a Formação de Formadores qualifica a prática diária na função de coordenar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e professoras

Publicado em: 04/07/2023 17h05 | Atualizado em: 04/07/2023
Fotografia de momento de formação de Formadores da COPED

Para aprimorar ainda mais o trabalho feito nas unidades educacionais, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), desenvolve um trabalho contínuo de formação com os mais de 1 mil Coordenadores Pedagógicos que atuam com o Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é dar subsídios práticos para que os profissionais possam mediar formações e atuar, juntos aos professores, na melhoria das aprendizagens dos estudantes.

Mensalmente, os profissionais participam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de encontros que apontam estratégias para qualificar a prática diária na função de coordenar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e professoras, nas diversas linguagens, com os ciclos de alfabetização, interdisciplinar e autoral nas escolas municipais. 

Para que a formação dê resultados efetivos na prática dos educadores, são utilizadas duas estratégias principais. A primeira, a “Tematização da prática”, na qual os participantes são convidados a analisarem vídeos, registros ou relatos que exponham situações pedagógicas e, na sequência, reflitam sobre os procedimentos observados e proponham eventuais adequações. O segundo tipo de estratégia é a “Dupla conceitualização”, onde os coordenadores vivenciam determinadas práticas e depois refletem sobre as metodologias.

A ideia é que ações da SME ocorram em um movimento exponencial que inicia na formação dos formadores que atuam nas DREs. Nas regiões, os conhecimentos são compartilhados por eles com os coordenadores para atuação direta nas unidades. Já nas escolas, temas como planejamento, práticas pedagógicas, concepções de avaliação, formas de registro e sondagem são discutidos nos momentos de formação em serviço que ocorre nos horários coletivos. A partir daí, coordenadores e professores atuam de maneira mais efetiva na elaboração de estratégias pedagógicas, análise de resultados de avaliações internas e externas com a intenção de ampliar os direitos de aprendizagem dos estudantes. 

Para a formadora da SME Lívia Ledier, “as formações focam em situações práticas para que os coordenadores e coordenadores tenham mais subsídios para mediar as formações e diálogos que acontecem dentro da escola, proponham intervenções e voltem o olhar para o planejamento das ações”. 

Orientadores

Além das formações, a SME trabalha na produção de documentos pedagógicos que possam contribuir para o trabalho do Coordenador Pedagógico. Um exemplo é o Orientações Didáticas do Currículo da Cidade – Coordenação Pedagógica, que oferece subsídios à atuação do coordenador no que diz respeito às suas principais atribuições: a formação contínua da equipe docente e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a piscina coberta do CEU Silvio Santos. O espaço é amplo, iluminado por grandes janelas laterais que permitem a entrada de luz natural. A piscina possui raias delimitadas por flutuadores nas cores vermelha, branca e azul, além de marcações escuras no fundo que orientam a prática da natação. Ao redor da piscina há piso antiderrapante, escadas de acesso à água, plataformas de saída e equipamentos de apoio aos treinamentos. A imagem destaca a infraestrutura esportiva destinada às atividades de natação e promoção do esporte nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
Arte gráfica com fundo em tons terrosos e moldura composta por grafismos inspirados em padrões indígenas nas cores verde, laranja, vermelho e marrom. Ao centro, destaca-se o título

Agosto Indígena leva programação cultural gratuita aos CEUs

Publicado em: 11/08/2026 11h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um artista pintando um mural em grande escala no muro de uma escola da Rede Municipal de Ensino. A obra, em processo de criação, apresenta desenhos, letras e formas geométricas sobre um fundo azul, com áreas em tons de amarelo e laranja. O artista trabalha em frente ao mural utilizando materiais de pintura, enquanto uma escada está apoiada ao lado da parede. Em primeiro plano, estudantes, vistos de costas e sentados no pátio, acompanham a atividade artística. A cena representa a integração entre arte, educação e participação da comunidade escolar

Paredes que Falam leva arte e protagonismo a escolas da Rede Municipal

Publicado em: 10/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner em tons de azul e amarelo com o texto

Atendimento da COGEP será realizado temporariamente na Vila Clementino 

Publicado em: 10/08/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.686