Contação de história e alimentação saudável

A EMEI Ana Rosa de Araújo planeja evento com a participação de chefs de cozinha e contador de histórias

Publicado em: 30/12/2015 11h09 | Atualizado em: 04/05/2021

contacao_historia_740_x_430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Municipal (EMEI) Dona Ana Rosa de Araújo, pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, localizada na Vila Mariana, os educadores desenvolvem o projeto Cozinha Experimental, no qual os alunos e professores preparam lanches e sucos naturais durante as aulas, dividindo as tarefas entre si. A alimentação saudável é o objetivo principal do projeto.

Para finalização do projeto em 2014, a escola planejou várias ações com os alunos e a comunidade escolar. No último dia 4 de novembro, os educadores convidaram o Educador e escritor, César Obeid, para contar histórias e preparar um suco natural para as crianças.

Neste dia, além da contação de histórias com barbantes que César Obeid apresentou às crianças, todos saborearam o suco de laranja, inhame e hortelã que o escritor preparou e compartilhou a receita com os presentes.

Segundo a professora Sandra Farah, as crianças e adultos participaram com muito interesse e atenção mostrando encantamento com a apresentação de Obeid. Ele presenteou a unidade escolar com vários livros, entre eles “Rimas Saborosas”, de receitas naturais.

Em dezembro, a escola está preparando um evento com a participação de chefs de cozinha, comunidade e representantes do setor de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação. Neste dia, os alunos prepararão uma receita natural para todos os convidados.

Prêmio Educação Além do Prato – A escola foi classificada para a 3ª terceira Etapa do prêmio, com a receita omelete colorida, que foi escolhida, por votação, pelas famílias e as crianças.

O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa São Paulo Carinhosa – Política para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. A intenção é premiar as ações de mobilização que promovam a melhoria de hábitos alimentares dos alunos, a partir da valorização de merendeiros, a promoção da discussão sobre alimentação na comunidade educativa (alunos e suas famílias, educadores, demais profissionais de educação), e o engajamento de parceiros e concorrentes da alimentação no âmbito territorial da escola.

César Obeid – Escritor, educador, contador de histórias e autor de mais de 20 livros para jovens e crianças. Ele realiza encontros com leitores por meio de oficinas de criação literária, culinária natural, contação de histórias e palestras para estudantes, educadores e familiares.

Conheça mais sobre César Obeid em seu site.

Saiba mais sobre o Prêmio Educação Além do Prato