Notícias

Conselho Municipal de Educação realiza Seminário Paulo Freire

Em formato de ciclo de palestras, seminário colocou em pauta o Currículo da Cidade de São Paulo

Publicado em: 04/11/2019 17h12 | Atualizado em: 30/11/2020
Equipe da Coordenadoria Pedagógica da SME discutindo a elaboração e implementação do Currículo da Cidade de São Paulo
Equipe da Coordenadoria Pedagógica da SME discutindo a elaboração e implementação do Currículo da Cidade de São Paulo

Seminário Paulo Freire: Ciclo de Palestras sobre Currículo é realizado no Conselho Municipal de Educação entre os meses de setembro e outubro. Seminário é assim nomeado em homenagem à vida e ao trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro, e contou com importantes especialistas e gestores da área.

O currículo é pauta constante no Conselho Municipal de Educação de São Paulo – CME/SP e durante o Seminário foi tema de debate as suas bases teóricas, a elaboração e implantação do Currículo da Cidade de São Paulo e as atuais perspectivas sobre Currículo, Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

 

1º encontro – 26 de setembro

O primeiro contou com a presença de Marina Graziela Feldmann, Conselheira Presidente da Câmara de Educação Básica do CME e Professora Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Educação, especialista em Currículo. Feldmann resgatou as origens do Currículo e seus atuais desafios.

Na sua concepção, só existe currículo se há pessoas envolvidas e se ele é vívido. “A construção epistemológica e social do conhecimento, concretizada em espaços educativos e vivenciada em movimentos de tensões e lutas pela ocupação territorial dos saberes. Nesses movimentos se mostram as delimitações dos significados dos campos do conhecimento, seus processos (discursos e métodos) e os sentidos na vida das pessoas envolvidas”, concluiu Feldmann, reforçando a concepção de Projeto Político-Pedagógico e o compromisso social deste documento.

 

2º encontro – 3 de outubro

Contou com a presença de representantes da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para a discussão sobre a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. Estiveram presentes o Diretor do Núcleo Técnico de Currículo Prof. Dr. Wagner Barbosa de Lima Palanch, do Diretor da Divisão de Educação Infantil, Prof. Dr. Cristiano Rogério Alcântara e da Diretora da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Profª. Milena Marques Micossi.

Houve a discussão sobre o processo de elaboração do Currículo da Cidade com grupos de trabalho constituídos por assessores contratados e professores da Rede; as premissas, concepções e conceitos norteadores do documento e, por fim, o desafio da implantação.

 

3º encontro – 24 de outubro

Em seu encontro final o Seminário Paulo Freire trouxe a discussão do Currículo, Educação Infantil e BNCC. Teve a participação da Professora Doutora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, professora Associada da Universidade de São Paulo e especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano, e a Professora Doutora Emília Cipriano, Conselheira do CME e Professora Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Educação, especialista em Educação Infantil.

As Professoras trouxeram para a discussão as especificidades da Educação Infantil contida na Base Nacional Comum Curricular, o desafio da Supervisão Escolar na análise de projetos de Unidades de Educação Infantil e a perspectiva da Educação Integral para bebês e crianças. Para Cipriano, “uma sociedade que não cuida das suas crianças, não cuida do seu futuro”.

Profª Drª Zilma de Moraes Ramos de Oliveira no Seminário Paulo Freire

Profª Drª Zilma de Moraes Ramos de Oliveira no Seminário Paulo Freire

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Naapa
Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.284