Notícias
Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015
Atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação
Publicado em: 16/10/2015 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO – UMA LEITURA A PARTIR DA SAÚDE MENTAL INFANTO JUVENIL
Promover a formação continuada dos professores de Educação Infantil e Fundamental I e do Ensino Fundamental II e Médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todxs xs educandxs, consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.
Objetivos Específicos
- Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender;
- Promover reflexão sobre fundamentos e conceitos relacionados à Saúde e à Saúde Mental, em sua interface com a Educação;
- Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população;
- Propiciar discussões sobre processos de aquisição da linguagem, problematizando os diagnósticos de transtornos da aprendizagem e propondo chaves de leitura dos fenômenos da aprendizagem que permitam o trabalho com estudantes que apresentam diferentes contextos de vida, experiências culturais, repertórios linguísticos e estilos cognitivos.
- Promover a discussão sobre transtornos do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico;
CONTEÚDOS
Aula 1
- Saúde e de saúde mental infanto-juvenil;
- Prevenção, tratamento e promoção de saúde;
- Medicalização e patologização da educação;
- Sofrimento psíquico, transtornos mentais e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem.
Aula 2
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização, patologização e judicialização da educação;
- Desenvolvimento humano, aspectos comunicacionais presentes em comportamentos e atitudes de estudantes.
Aula 3
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização e patologização da educação;
- Processos de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, superação da lógica da diferença como expressão de patologia.
CRONOGRAMA
DRE |
Local |
AULA 1 |
AULA 2 |
AULA 3 |
|||
BUTANTA |
Sala 2 DRE BUT |
08/10 13h30 – 17h30 |
Flávia Blikstein |
22/10 13h30 – 17h30 |
Gabriela Gramkow |
29/10 13h30 – 17h30 |
Juliana Garrido |
CAMPO LIMPO |
DRE CL |
21/9 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
28/9 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
06/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
CAPELA |
CEU Cidade Dutra |
09/11 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
16/11 14h – 18h |
Flávia Blikstein |
23/11 14h-18h |
Juliana Garrido |
FREGUESIA |
DRE FO |
03/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
10/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
GUAIANASES |
Auditório DRE Guaianases |
09/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
20/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
27/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
IPIRANGA |
Sala UAB – 3ª. CEU Heliópolis |
24/10 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
07/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
14/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
ITAQUERA |
Cefor |
05/10 14h – 18h |
Cassia G Pereira |
14/10 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
19/10 14h – 18h |
Juliana Garrido |
JAÇANÃ |
DOT – P Av. Ataliba |
24/9 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
28/9 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
01/10 18h45-22h45 |
Juliana Garrido |
PENHA |
DRE Penha |
07/10 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
14/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
21/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
PIRITUBA |
Sala UAB CEU Perus |
09/11 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
16/11 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
23/11 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SANTO AMARO |
EMEF Bernardo O`Higgins |
10/11 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
12/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
SÃO MATEUS |
DRE São Mateus |
07/10 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
08/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
09/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SÃO MIGUEL |
Cefor (sala 2) Subprefeitura de São Miguel |
04/11 19h – 23h |
Flávia Blikstein |
05/11 19h – 23h |
Gabriela Gramkow |
06/11 19h – 23h |
Juliana Garrido |
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Fundação de Apoio à faculdade de Educação da USP
APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA – ALÉM DO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA
Formação aos educadores, tendo como foco a discussão da problemática, a partir de estudos científicos do diagnóstico de dislexia, o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos educandos e estratégias de Práticas Pedagógicas na Área da Linguagem. O conteúdo esta articulado ao Programa Mais Educação.
Conteúdos:
• Dislexia do diagnóstico à diagnóstica;
• Processo e estratégias pedagógicas para apropriação da leitura e escrita;
• Linguagem como um trabalho coletivo, social e histórico;
• Linguagem como atividade constitutiva de recursos expressivos das línguas e de regras de utilização desses recursos em situações de uso e fatos próprios do processo de apropriação da escrita (uso indevido de letras, segmentação não convencional de vocábulos, escrita pautada na transcrição fonética, trocas ortográficas…);
• Investigação linguístico-discursiva;
• Constituição dos sistemas linguísticos e processo dialético;
• Análise de situações didáticas;
• Situações de aprendizagem onde a leitura e a escrita são potencializadas e
• Desmedicalização e despatologização da vida
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Associação Palavra Criativa
Clique aqui para ver o cronograma do curso.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
Quantidade de servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo supera a população de diversas cidades e a capacidade de grandes estádios
Publicado em: 31/10/2024 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Meninas da EMEF Heitor de Andrade representaram a cidade de SP em torneio de handebol
Publicado em: 31/10/2024 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEIs da Rede Municipal de Ensino valorizam cultura Africana com Projeto Xirê e experiência gastronômica
Publicado em: 31/10/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação