Congresso da Rede Municipal começa nesta quarta com debates, oficinas e rodas de conversa com referências da Educação

Expectativa é de que 15 mil profissionais participem do evento com duração de três dias que vai propor reflexões e compartilhamento de boas práticas escolares; encerramento terá premiação do Educador em Destaque e show da Ana Carolina

Publicado em: 03/10/2023 11h57 | Atualizado em: 03/10/2023
banner do Congresso Municipal Site

Após 17 anos de pausa, a Secretaria Municipal de Educação, volta a promover o Congresso da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (4), a partir das 9h, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes. O evento segue na quinta (5) e sexta-feira (6).

A expectativa é de que 15 mil profissionais participem do evento. O acesso é restrito aos educadores da Rede Municipal previamente inscritos

Com o tema “Conectar Saberes para uma Educação Transformadora”, a iniciativa vai oferecer espaços de reflexão sobre educação, e compartilhamento de projetos e ações dos educadores da Rede Municipal na perspectiva da equidade, educação inclusiva e integral envolvendo estudantes de todos os ciclos de ensino. Nos três dias haverá discussões em diferentes espaços com vivências, relatos de práticas e rodas de conversa

Na quarta-feira (4), das 9h30 às 11h, um dos destaques da programação é o professor universitário português e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, que vai participar, remotamente, da conferência sobre Educação Pública de Qualidade, ao lado de Rosaura Soligo.

Ainda na quarta, das 13h às 14h30, Chico Soares e Alexandre Schneider estarão na mesa sobre Indicador de Equidade na Educação. Nos demais espaços haverá relatos de práticas sobre temáticas como alfabetização, alimentação, além de oficinas e rodas de conversa. A programação será encerrada às 16h45 com o show do cantor Lenine.

Na quinta-feira (5), das 9h30 às 11h, Letícia Cesarino e Alexsandro Santos discutem Educação Pública de Qualidade. Em seguida, a partir das 11h15, a mesa redonda abordará a Educação Integral. À tarde a programação continua com oficina sobre educomunicação, Libras, tecnologia assistiva, literatura de cordel, aleitamento materno, além de relatos de prática e rodas de conversa. O encerramento, às 18h, ocorre com o show do sambista Diogo Nogueira.

Um dos destaques do último dia do Congresso, na sexta-feira (6), é a conferência Educação Pública de Qualidade, das 9h30 às 11h, com a participação de Djamila Ribeiro e Carla Akotirene. No período da tarde, outras referências nacionais estarão no evento para debater temas como diversidade, educação antirracista, emergência climática e inclusão.

A programação completa dos três dias pode ser conferida no site do evento: https://congressomunicipal.sme.prefeitura.sp.gov.br

Haverá transmissão simultânea da programação do Auditório Emília Ferreiro no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação.

Premiação do Educador em Destaque

O último dia do evento também será marcado pela premiação do Educador em Destaque – 2023. Serão homenageados três profissionais nas seguintes categorias: “Apoio Emérito”, “Analista Emérito”, “Gestor Emérito”; “Nutricionista Emérito”; além de cinco profissionais na categoria “Professor Emérito” e cinco profissionais na categoria “Professor em Destaque”, totalizando 22 profissionais homenageados.

A iniciativa destina R$ 27 mil em prêmios aos cinco primeiros projetos classificados da categoria “Professor em Destaque” e presta homenagens aos selecionados nas categorias: ‘Professor Emérito’, ‘Gestor Emérito’, ‘Analista Emérito’, ‘Apoio Emérito’ e ‘Nutricionista Emérito’.

Espaço com brinquedos de madeira e parede colorida
Ceu Água Azul

EMEI Mário de Andrade organiza Dia da Família com vivências na horta

Publicado em: 30/04/2024 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação