Notícias

Confraternização Anual das Academias Estudantis de Letras

Evento no Parque do Ibirapuera reunirá cerca de 900 alunos

Publicado em: 08/08/2017 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020

cofrater_ael.jpg

Nesta quarta, 9 de dezembro, das 10h às 14h, em frente ao Auditório Ibirapuera, será realizada a Confraternização Anual das Academias Estudantis de Letras – AEL.

O evento finaliza as atividades do ano letivo das Academias e é uma oportunidade de reunir, em um mesmo local, aproximadamente 900 alunos participantes do Projeto AEL, vindos de várias regiões da cidade.

Entre as atividades estão as Danças Circulares, ação programada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) com o objetivo de promover a reflexão sobre valores como respeito, união e cooperação. Após essa atividade, os alunos escreverão mensagens de paz e harmonia ou poesias de seus escritores favoritos para a confecção de uma árvore simbólica, a “Árvore da Poesia”.

Projeto em expansão. O projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) foi idealizado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, que há 10 anos fundou a primeira Academia Estudantil de Letras, a AEL Padre Antonio Viera, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de mesmo nome, EMEF Padre Antonio Vieira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) da Penha.

Durante esses dez anos foram fundadas 32 Academias e com a oficialização do Projeto na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo pela Portaria 5.296, publicada em 14 de agosto de 2015, o número de academias e de alunos envolvidos tende a expandir,

Integrando essa fase de expansão, no segundo semestre, a SME ofereceu curso de formação para mais de 500 professores interessados em fundar uma AEL em suas Unidades Escolares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Consulta Publica Site
Facha de um prédio com um letreiro colorido na frente escrito

Aniversário de São Paulo terá programação cultural em CEUs de todas as regiões

Publicado em: 22/01/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

51248969221 54e3ba0c74 O
CEUs recebem oficinas de fabricação digital na Rede Fab Lab Livre

CEUs recebem oficinas de fabricação digital na Rede Fab Lab Livre

Publicado em: 21/01/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Processo Seletivo Professores Tamanho Site

SME reconvoca candidatos aprovados em concurso para escolha presencial de vagas docentes

Publicado em: 20/01/2026 6h01 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.618