Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Participantes tiveram de confeccionar álbum de figurinhas por meio de desenhos e colagens; lista tem 50 vencedores

Publicado em: 24/11/2022 11h37 | Atualizado em: 24/11/2022

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta quinta-feira (24) os resultados do concurso de Mancala Awelé. A ação garantiu a distribuição de 3 mil álbuns e publicação de mais de 1.500 trabalhos no Facebook e Instagram. Neste ano, a quantidade de vencedores passou de 25 para 50. Todos os selecionados receberão medalha, que chegará via malote diretamente na escola.

O desafio consistiu em confeccionar um álbum de figurinhas onde as figurinhas poderiam ser feitas por meio de desenhos, pinturas, colagens ou outra expressão artística. O concurso aconteceu de 3 a 31 de outubro e puderam participar todos os estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino.

A comissão avaliadora da SME selecionou os trabalhos contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e CECI.

O Concurso Mancala Awelé faz parte do programa Jogos de Tabuleiro da SME, que tem como objetivo abordar a história e cultura de quatro continentes por meio de quatro jogos de tabuleiro: Mancala Awelé (África), GO (Ásia), Jogo da Onça (Américas) e Xadrez (Europa).

Confira aqui a lista com os premiados.

Origem da Mancala

A Mancala é um jogo de tabuleiro milenar que surgiu no continente africano há mais de 7 mil anos. É considerado por muitos como a família de jogos mais antiga do Mundo. Já foram catalogadas mais de 600 tipos de Mancala, sendo a Awelé apenas uma delas. O nome “Mancala” vem da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”.

Como uma alegoria da semeadura, o jogo se vale de sementes que são postas sobre o manto, mas que por vezes podem ser jogadas diretamente na terra, cavando buracos ou riscando linhas para representar as casas do tabuleiro. Talvez seja mais apropriado dizer que as casas dos mantos e tabuleiros são na verdade a representação da semeadura das sementes e colheitas.

Veja, abaixo, a galeria com as imagens de alguns dos trabalhos premiados:

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação