Notícias

Concurso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” da AEL

Alunos mostram sua qualidade e criatividade na produção de textos

Publicado em: 08/08/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

ael_concurso_cultura_paz_740_x_430.jpg

Com a proximidade do evento da Copa do Mundo no Brasil, a Professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) da Diretoria Regional de Educação da Penha (DRE-Penha), propôs aos alunos participantes das academias que escrevessem uma poesia, uma crônica ou uma dissertação sobre o assunto “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol”.


Segundo Sueli, “os professores responsáveis pelas academias buscaram envolver todos os alunos e selecionaram 20 produções, de forma a contemplar os três ciclos de aprendizagem considerando os seguintes requisitos: originalidade, coerência relativa ao domínio da estrutura da língua e clareza na expressão das ideias”.

Como resultado deste trabalho, a coordenadora da AEL recebeu 82 produções literárias com a quais ela pretende compor um livro virtual a ser compartilhado com a Rede Municipal de Educação. Destas, 15 produções foram selecionadas e estão em uma exposição na DRE Penha. Sueli destaca que “quem lê os textos faz elogios, comenta sobre a qualidade e a criatividade dos textos”.

No dia 11 de junho, durante o curso de formação para professores de escolas que já desenvolvem o Projeto AEL e daqueles que pretendem implementá-lo ainda neste ano, os autores da 15 produções selecionadas foram homenageados recebendo uma medalha de “Menção Honrosa Literária”, o certificado de participação no Curso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” e o livreto “Dicionário da Paz”.

Para Sueli, “a solidariedade, convivência pacífica e harmoniosa, literatura como possibilidade de enriquecimento da experiência humana têm sido cultuados no Projeto AEL, desde o início. O curso foi mais uma oportunidade de vivenciar concretamente esses valores”.

Confira as produções selecionadas dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Fab Lab Livre SP está com a agenda aberta a oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426