Notícias

Concurso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” da AEL

Alunos mostram sua qualidade e criatividade na produção de textos

Publicado em: 08/08/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

ael_concurso_cultura_paz_740_x_430.jpg

Com a proximidade do evento da Copa do Mundo no Brasil, a Professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) da Diretoria Regional de Educação da Penha (DRE-Penha), propôs aos alunos participantes das academias que escrevessem uma poesia, uma crônica ou uma dissertação sobre o assunto “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol”.


Segundo Sueli, “os professores responsáveis pelas academias buscaram envolver todos os alunos e selecionaram 20 produções, de forma a contemplar os três ciclos de aprendizagem considerando os seguintes requisitos: originalidade, coerência relativa ao domínio da estrutura da língua e clareza na expressão das ideias”.

Como resultado deste trabalho, a coordenadora da AEL recebeu 82 produções literárias com a quais ela pretende compor um livro virtual a ser compartilhado com a Rede Municipal de Educação. Destas, 15 produções foram selecionadas e estão em uma exposição na DRE Penha. Sueli destaca que “quem lê os textos faz elogios, comenta sobre a qualidade e a criatividade dos textos”.

No dia 11 de junho, durante o curso de formação para professores de escolas que já desenvolvem o Projeto AEL e daqueles que pretendem implementá-lo ainda neste ano, os autores da 15 produções selecionadas foram homenageados recebendo uma medalha de “Menção Honrosa Literária”, o certificado de participação no Curso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” e o livreto “Dicionário da Paz”.

Para Sueli, “a solidariedade, convivência pacífica e harmoniosa, literatura como possibilidade de enriquecimento da experiência humana têm sido cultuados no Projeto AEL, desde o início. O curso foi mais uma oportunidade de vivenciar concretamente esses valores”.

Confira as produções selecionadas dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de mãe amamentando seu bebê. Ela está sentada em uma almofada vermelha e amarela

SME abre inscrições para campanha CEI Amigo do Peito 2022

Publicado em: 16/05/2022 8h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Gravação De Vídeo Em Libras (1)

SME e TV Cultura produzem 3.330 vídeos inéditos em Libras com ajuda de instrutores surdos

Publicado em: 13/05/2022 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Visita Ao Theatro Muinicipal 02
Fotografia mostra seis pessoas em pé e uma sentada. A pessoa sentada é uma mulher, veste camiseta preta e está com os braços cruzados sobre a mesa. Ao seu lado esquerdo, há uma repórter, ela veste a camisa laranja da

Estudantes surdos produzem reportagens em vídeo em Libras pelo Imprensa Jovem no CIEJA Perus I

Publicado em: 13/05/2022 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

foto de uma sala com bebês, o chão é forrado com placas coloridas de emborrachado e alguns almofadões. Alguns bebês olham para a câmera. Ao fundo, Duas mulheres interagindo com eles

SME faz nova convocação de aprovados em concurso em diversos cargos

Publicado em: 13/05/2022 10h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.236