Notícias

Concurso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” da AEL

Alunos mostram sua qualidade e criatividade na produção de textos

Publicado em: 08/08/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

ael_concurso_cultura_paz_740_x_430.jpg

Com a proximidade do evento da Copa do Mundo no Brasil, a Professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) da Diretoria Regional de Educação da Penha (DRE-Penha), propôs aos alunos participantes das academias que escrevessem uma poesia, uma crônica ou uma dissertação sobre o assunto “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol”.


Segundo Sueli, “os professores responsáveis pelas academias buscaram envolver todos os alunos e selecionaram 20 produções, de forma a contemplar os três ciclos de aprendizagem considerando os seguintes requisitos: originalidade, coerência relativa ao domínio da estrutura da língua e clareza na expressão das ideias”.

Como resultado deste trabalho, a coordenadora da AEL recebeu 82 produções literárias com a quais ela pretende compor um livro virtual a ser compartilhado com a Rede Municipal de Educação. Destas, 15 produções foram selecionadas e estão em uma exposição na DRE Penha. Sueli destaca que “quem lê os textos faz elogios, comenta sobre a qualidade e a criatividade dos textos”.

No dia 11 de junho, durante o curso de formação para professores de escolas que já desenvolvem o Projeto AEL e daqueles que pretendem implementá-lo ainda neste ano, os autores da 15 produções selecionadas foram homenageados recebendo uma medalha de “Menção Honrosa Literária”, o certificado de participação no Curso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” e o livreto “Dicionário da Paz”.

Para Sueli, “a solidariedade, convivência pacífica e harmoniosa, literatura como possibilidade de enriquecimento da experiência humana têm sido cultuados no Projeto AEL, desde o início. O curso foi mais uma oportunidade de vivenciar concretamente esses valores”.

Confira as produções selecionadas dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
1 2 3 1.210