Notícias

Concurso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” da AEL

Alunos mostram sua qualidade e criatividade na produção de textos

Publicado em: 08/08/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

ael_concurso_cultura_paz_740_x_430.jpg

Com a proximidade do evento da Copa do Mundo no Brasil, a Professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) da Diretoria Regional de Educação da Penha (DRE-Penha), propôs aos alunos participantes das academias que escrevessem uma poesia, uma crônica ou uma dissertação sobre o assunto “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol”.


Segundo Sueli, “os professores responsáveis pelas academias buscaram envolver todos os alunos e selecionaram 20 produções, de forma a contemplar os três ciclos de aprendizagem considerando os seguintes requisitos: originalidade, coerência relativa ao domínio da estrutura da língua e clareza na expressão das ideias”.

Como resultado deste trabalho, a coordenadora da AEL recebeu 82 produções literárias com a quais ela pretende compor um livro virtual a ser compartilhado com a Rede Municipal de Educação. Destas, 15 produções foram selecionadas e estão em uma exposição na DRE Penha. Sueli destaca que “quem lê os textos faz elogios, comenta sobre a qualidade e a criatividade dos textos”.

No dia 11 de junho, durante o curso de formação para professores de escolas que já desenvolvem o Projeto AEL e daqueles que pretendem implementá-lo ainda neste ano, os autores da 15 produções selecionadas foram homenageados recebendo uma medalha de “Menção Honrosa Literária”, o certificado de participação no Curso “Cultura de Paz nos Estádios de Futebol” e o livreto “Dicionário da Paz”.

Para Sueli, “a solidariedade, convivência pacífica e harmoniosa, literatura como possibilidade de enriquecimento da experiência humana têm sido cultuados no Projeto AEL, desde o início. O curso foi mais uma oportunidade de vivenciar concretamente esses valores”.

Confira as produções selecionadas dos alunos.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.457