Notícias
Comunidade vira “griô” no CEI Jardim Luso e compartilha histórias com bebês e crianças
Projeto “Conta Comigo” aproxima gerações por meio da oralidade e da literatura, fortalecendo a formação de pequenos leitores
Publicado em: 11/11/2025 17h30 | Atualizado em: 12/11/2025
Inspirado na tradição africana dos griôs, guardiões da memória e da cultura de seus povos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Luso, na zona Sul da capital, realiza o projeto “Conta Comigo” com bebês e crianças do Berçário II, com idade entre 2 e 3 anos. A iniciativa, que começou em setembro e segue até o final do ano, é de autoria das professoras Cintia Aparecida Siqueira D’avansso e Fernanda Medeiros Costa Silvério.
Sempre nas tardes durante a semana se reúnem com famílias, funcionários, comunidade e até com quem já frequentou a unidade quando pequeno, para encontros que unem afeto, literatura e troca de experiências.
A cada semana, um convidado especial — carinhosamente chamado de “griô” — conta histórias ou lê livros para o grupo, reforçando o vínculo entre gerações e valorizando a oralidade como forma de aprendizagem. Já participaram, por exemplo, a avó do Bento, Rosângela; a funcionária da cozinha, Lidinês; o pai do Rhavi; as crianças que já frequentaram a unidade, como Arthur, hoje com 10 anos, e Bernardo, atualmente com 8 anos; além da assistente de direção, Conceição.
Também marcaram presença a Dona Maria, de 80 anos, vizinha do CEI há duas décadas; a equipe de saúde bucal da UBS Jardim Miriam II; integrantes da ONG Pagode na Disciplina; e membros da Guarda Civil Municipal (GCM). Cada griô é recebido com um boton personalizado do projeto como lembrança da participação.
Entre os griôs convidados, a integrante do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), Eva Aparecida dos Santos, contou que a experiência foi desafiadora e transformadora, especialmente por ser a primeira vez que leu para crianças tão pequenas. “A vivência permite aos adultos perceberem a importância da leitura literária para o desenvolvimento das crianças”, destacou.
O ciclo de encontros no CEI Jardim Luso terminará com um grande piquenique no quintal da escola, reunindo todas as crianças e os griôs que compartilharam suas histórias. Em 2026, a expectativa é ampliar a ação para toda a unidade, fortalecendo ainda mais a formação dos pequenos leitores e a integração entre comunidade e escola.
Veja, abaixo, a galeria de imagens:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Étnico-Racial
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Secretaria Municipal de Educação
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Relacionadas
CEU Inácio Monteiro e Instituto Federal da Cidade Tiradentes lançam curso gratuito de empreendedorismo para jovens
Publicado em: 12/11/2025 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Dia A da Alfabetização: escolas da Rede Municipal mobilizam famílias e comunidade escolar na preparação para o Saresp
Publicado em: 12/11/2025 12h59 - em Bom de Prova
Comunidade vira “griô” no CEI Jardim Luso e compartilha histórias com bebês e crianças
Publicado em: 11/11/2025 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Estudantes da Rede Municipal recebem cestas básicas e distribuição segue cronograma das escolas
Publicado em: 11/11/2025 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Projetos artísticos transformam o cotidiano na EMEF Antonia e Artur Begbie
Publicado em: 11/11/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel













