Notícias

Comunidade do CEU Sapopemba comemora entronização de patrona

Dora Mancini se destacou pela dedicação às causas sociais

Publicado em: 17/06/2016 12h57 | Atualizado em: 30/11/2020
entronizacao_de_patrona_740_x_430.jpg

Em auditório lotado, ocorreu na noite da quinta, 16 de junho, a cerimônia de entronização do Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba como Dora Mancini. A nova patrona da unidade destacou-se na comunidade pela dedicação às causas sociais, principalmente aquelas voltadas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A abertura contou com apresentação musical de José Bernardino, que trabalhou com Dora na Pastoral do Menor da região Sapopemba e São Mateus e do grupo de Capoeira Filosofia de Dora, da comunidade da Igreja Santa Rosa de Lima, da Vila Renato.

A Gestora do CEU, Marleide dos Santos Marques, disse ao público que a essência do CEU é a de trabalhar a totalidade do ser humano de forma integradora. “Dora pensava no ser humano e valorizava as questões sociais, emocionais e psicológicas de cada indivíduo. Por esse motivo, estamos extremamente felizes com essa homenagem, por que a essência do CEU e da Dora é a mesma”, concluiu a Gestora do CEU Sapopemba – Dora Mancini.

entronizacao_de_patrona_I_740_x_430.jpg

“Festejamos agora a trajetória de militância de uma pessoa que lutava pelo pelos direitos dos outros e esta é a concepção do CEU. Portanto, é o casamento perfeito”, disse Claudete Vieira, Diretora Regional de Educação de São Mateus.

“Esta homenagem significa uma grande responsabilidade. É comprometimento deste espaço de estar sempre de porta abertas, de olhar para os mais fracos e nunca desistir de ninguém” disse Marilda dos Santos Lima, amiga de Dora e Supervisora Pedagógica do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

A Secretária Adjunta Municipal de Educação, Fátima Antonio, ressaltou que os CEUs são espaços de inclusão, espaços de garantia de direitos. “Quando uma comunidade escolhe uma pessoa com a história da Dora para representar o CEU, concluímos que tem valido a pena fazer educação na cidade de São Paulo. Uma comunidade que faz todo este esforço para ter uma militante, uma educadora social que trabalhou em prol de crianças e jovens para que tivessem a garantia de seus direitos preservada como patrona, está de parabéns”, festejou a Secretária Adjunta.

A Secretária Adjunta Municipal de Educação, a Diretora Regional de Educação de São Mateus, representantes da comunidade, funcionários do CEU e familiares, prestaram homenagem à patrona e fizeram o descerramento da nova placa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com público acompanhando uma apresentação sobre aleitamento materno. No palco, três mulheres participam da atividade e, ao fundo, um telão apresenta a mensagem “Promovendo o Aleitamento Materno”.

Agosto Dourado ganha programação especial no CEU Jambeiro

Publicado em: 14/08/2026 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

Publicado em: 14/08/2026 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de vária pessoas em pé em um auditórrio.

Projeto Piloto de Gestão Documental inicia segunda fase com participação de 16 escolas

Publicado em: 14/08/2026 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.688