Notícias

Comunidade do CEU Aricanduva participa de workshop de caligrafia japonesa

Ação foi desenvolvida em parceria com o Consulado do Japão

Publicado em: 16/12/2021 16h29 | Atualizado em: 16/12/2021

Criança fazendo caligrafia japonesaEstudantes e comunidade do Centro Educacional Unificado Aricanduva participaram, na última terça-feira (14), de um Workshop de Caligrafia Japonesa – Shodô. A ação foi promovida por meio de uma parceria da Divisão dos CEUs da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera com o Consulado do Japão.

Shodô é a arte da caligrafia japonesa que reproduz o caminho da tinta sobre o papel japonês, o washi. No Workshop de Caligrafia Japonesa, foi feito uma breve explicação sobre a caligrafia shodô e uma apresentação do passo-a-passo de como escrever com o pincel. Na ocasião, foi utilizada uma lousa mágica que funciona com pincel e água.

Cada participante experimentou um pouco a caligrafia japonesa com o pincel, tinta e papéis. Foi explicado que as cerdas do pincel desenham traços e pontos em diferentes densidades, de acordo com a força aplicada pelas mãos do artista. 

A ação faz parte da programação dos CEUs para o mês de dezembro que tem como um dos eixos temáticos “Dezembro Imigrante”. A organização é feita pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria dos CEUs (COCEU)

Confira a galeria fotos do Workshop de Caligrafia Japonesa – Shodô:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
1 2 3 1.426