Notícias

Comunicado

Secretaria Municipal de Educação divulga comunicado sobre funcionamento das unidades educacionais

Publicado em: 05/05/2026 20h52 | Atualizado em: 07/05/2026
Fachada Sme Site

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) comunica que o direito de paralisação é reconhecido, desde que não cause prejuízo aos mais de 1 milhão de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME).

Por determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no dia 5 de maio de 2026, as Unidades Educacionais da Rede Municipal devem funcionar com, no mínimo, 70% dos professores, profissionais do Quadro de Apoio e supervisores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O atendimento aos estudantes é fundamental para seu desenvolvimento e para a garantia da aprendizagem, além de assegurar a alimentação escolar e segurança alimentar, com a oferta de 2,7 milhões de refeições diariamente.

A Secretaria reforça aos servidores a importância de cumprir os horários de funcionamento das unidades escolares, garantindo o atendimento aos alunos. Ausências não justificadas estarão sujeitas a desconto, conforme a legislação vigente.

A SME orienta os responsáveis a entrarem em contato com a Diretoria Regional de Educação correspondente caso a escola esteja sem atendimento. Todas as providências necessárias serão tomadas. A população também pode registrar manifestações por meio da Ouvidoria (ogm@prefeitura.sp.gov.br) ou pelo portal 156 da Prefeitura.

Acesse a íntegra da decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site

Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME

Publicado em: 13/06/2025 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Secretaria Municipal de Educação organiza ações para o junho migrante em escolas

Publicado em: 13/06/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Diversas pessoas sentadas, voltadas para frente, assistindo a uma apresentação. Uma mulher está em pé, ao centro, falando diante de uma tela de projeção onde aparece o logotipo do Gabinete Integrado de Proteção Escolar.
Na imagem, vemos três crianças pequenas, do CEI Maria Beatriz Nascimento, sorrindo e posando para a foto dentro da Arena Corinthians, um famoso estádio de futebol em São Paulo. Elas estão usando crachás e camisetas brancas. Ao fundo, aparecem as arquibancadas vazias com cadeiras brancas.

Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visitam a Arena Corinthians, em Itaquera

Publicado em: 13/06/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Analista De Esporte em atividade na piscina com adultos

SME divulga classificação para Analista de Educação Física dos CEUs

Publicado em: 13/06/2025 12h25 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 145 146 147 148 149 1.673